2009-11-29
Pôla Pinto
Pôla Pinto
Foi só o deputado estadual Robinson Faria (PMN) dizer que colocará a Assembleia Legislativa, comandada por ele, para resolver o problema para que a governadora Wilma de Faria (PSB), que vinha se mantendo neutra, aparecer para propor uma solução.
O vice-governador já tratou com auxiliares de Wilma para saber de onde sairão os recursos destinados à compensação. "O governo irá compensar o que os municípios deixaram de arrecadar. A garantia é de que o ICMS de 2010 será, no mínimo, igual ao de 2009. Essa foi uma proposta que surgiu depois de diversas reuniões de planejamento e que acredito ser a melhor opção tanto para os maiores municípios do nosso Estado quanto para os beneficiados com a redistribuição do ICMS", garantiu Iberê.
Para Fernando Mineiro, a modificação pretendida pelos prefeitos é correta, já que enquanto 19 municípios perdem, 148 ganham. O parlamentar diz não concordar com um debate com base em briga política. "É justo que esta Casa faça a modificação. O meu voto vai ser favorável, se os recursos que serão acrescidos sejam aplicados na educação", frisou.
Já o deputado José Dias (PMDB) entende que o problema enfrentado pelas prefeituras do interior do Estado é dificílimo e sugeriu que o Governo do Estado faça um sacrifício para ajudar as prefeituras. "Isso que está sendo discutido não resolve. É apenas um alívio. Não se pode partir para o confronto. Tem que se chegar a umanegociação e isso depende do governo. É necessário que o Estado faça o mínimo para não prejudicar os municípios maiores", disse.
sexta-feira, 4 de dezembro de 2009 Pôla Pinto
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009 Pôla Pinto
Prefeita Shirley faz lançamento de ornamentação natalina da cidade.
Prefeita Shirley fez lançamento de ornamentação natalina




Além da Praça João Jales Dantas que foi toda ornamentada, estão sendo feita ornamentação no Portico da cidade, Praça da Rótula e do Hospital Maternidade Paulina Targino.


Durante o lançamento, a prefeita divulgou a programação natalina que será realizada pela prefeitura durante os dias 18 e 19 deste mês.


Dia 18 – Haverá a inauguração do marco inicial da cidade com o busto do seu fundador Messias Targino; Apresentação da Peça Teatral o Alto de Natal, com cortejo por várias ruas da cidade, a peça conta com 100 figurantes.

Já dia 19 será o lançamento da Campanha de Preservação do Patrimonio Público que está sendo feita entre a Prefeitura Municipal, Câmara de vereadores e Bradesco. Nos dois dias de programação Show em Praça Pública com as Bandas Colo de Menina e Mulher Chorona. Ainda está semana será divulgado a programação do dia de Natal que está sendo definida.Pôla Pinto
Pôla Pinto
Os juros cobrados nessa linha de crédito são de 2% ao ano, com dez anos para pagar e três anos de carência. Ela inclui caminhões frigoríficos, isotérmicos e graneleiros, mas veículos de cabine dupla estão excluídos do financiamento.
Além disso, o CMN estabeleceu prazo de três anos para reembolso das operações de custeio de açafrão e palmito. Segundo Bittencourt, o prazo médio atualmente é de um ano, podendo ser estendido para dois.— O prazo para essas duas culturas foi ampliado porque o período entre o plantio e a colheita supera os dois anos — afirmou.
A erva-mate também foi incluída no Pronaf Mais Alimentos, com a mesma taxa de juros de 2% ao ano, dez anos para pagar e três anos de carência. O limite é de R$ 100 mil por produtor.
— Para quem não conhece a abrangência da erva-mate, ela é cultivada em mais de 170 mil propriedades em quase 600 municípios no Sul do país — ressaltou o secretário.
Pôla Pinto
Hoje o Pronaf existe através de decreto presidencial, sendo estendido ou não de acordo com a linha de atuação do governante. A ideia de Sandra Rosado é transformar o programa em uma ação de Estado e não apenas de governo, fixando o benefício e tornando-o independente da alternância de mudança.
Um outro ponto sugerido pela parlamentar no projeto é fazer com que o Pronaf venha beneficiar outras categorias como: pescadores artesanais, silvicutores, aquicultores, comunidades quilombolas e povos indígenas. "No modelo atual essas comunidades já são beneficiadas, mas nós temos de transformar em direito garantido", enfatiza.
O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) foi criado em setembro de 1995 com o objetivo de conceder apoio financeiro ao produtor rural e sua família. O programa também cria condições para distribuir renda no campo e garantir a sobrevivência da agricultura familiar.
Os agricultores familiares recebem financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS) Banco do Brasil, Banco da Amazônia e Banco do Nordeste do Brasil. Segundo dados do BNDES, até dezembro de 2006 foram concedidos R$ 2,15 bilhões de crédito rural a produtores do Pronaf.
Se aprovado no Senado Federal, o projeto segue para sanção presidencial
Pôla Pinto
O relator da matéria, deputado Carlos Abicalil (PT-MT), deu parecer favorável ao texto e elogiou a homenagem. "Ele teve uma vida dedicada à educação dos excluídos, uma educação libertadora que buscou acabar com a submissão dos que não compreendiam a palavra escrita", disse.quarta-feira, 2 de dezembro de 2009 Pôla Pinto
O sepultamento de Elza Jales Diniz, conhecida como Elza de Genuino, foi marcado por muita emoção e contou com a participação de pessoas de toda região, além de várias autoridades.
Durante o sepultamento de Elza Jales Diniz, alunos, educadores e servidores públicos prestaram várias homenagens durante a celebração na Capela de Nossa Senhora das Graças.
Elza Jales teve uma participação efetiva na vida educacional de Messias Targino.
terça-feira, 1 de dezembro de 2009 Pôla Pinto
FONTE: http://omessiense.zip.net/
Pôla Pinto
A noticia do acidente que vitimou, Elza Jales de 74 anos deixou Messias Targino toda chocada pelo ocorrido. No decorrer passaremos mais informações.

Na foto que publicamos Elza Jales estava ao lado do ex-prefeito de Antônio Martins, José Júlio e foi tirada no último sábado (28), durante os festejos de Nossa Senhora das Graças.
Nossas condolencias a todos os familiares.
segunda-feira, 30 de novembro de 2009 Pôla Pinto
Vereador João do PT de Severiano Melo
Vereador Raimundo Canuto de Brito, de Janduis e José BezeeraOs petistas Raimundo Canuto de Brito, João do PT e José Júlio agradeceram o convite feito pelo vereador Pôla Pinto para prestigiarem o evento religioso e social da padroeira.
Regivânia Rodrigues e José JúlioO ex-prefeito de Antônio Martins, José Julio, foi recebido por pessoas da comunidade que receberam de forma carinhosa. O dirigente do Partido dos Trabalhadores manteve convesas com vários petistas do município, inclusive com Regivânia Rodrigues que foi recentimente eleita presidente municipal do PT.
Pôla Pinto
Pôla Pinto
Pôla Pinto
FPM de novembro fecha com valor previsto, aponta CNM
Pôla Pinto
Pôla Pinto
EM MESSIAS TARGINO
EMENDA AO ORÇAMENTO DA UNIÃO GARANTIRÁ RECUPERAÇÃO DE AÇUDE
Bater de porta em porta, principalmente em Brasília, buscando recursos para melhorar a vida dos cidadãos de Messias Targino, tem sido uma prática constante da prefeita Shirley Ferreira Targino (PR), que está à frente do segundo mandato consecutivo.
Novamente a sua busca surtiu o efeito desejado. Recentemente, a prefeita Shirley recebeu do deputado federal Henrique Alves (PMDB) a confirmação de que foi garantida uma emenda ao Orçamento Geral da União (O.G.U.), emenda esta de autoria do deputado Henrique, para que seja feito um amplo serviço de reforma no Açude Público do Município, localizado na zona rural.
Prefeita de Messias Targino, Shirley Ferreira Targino
O "açude da Prefeitura", como é chamado o mais antigo reservatório público do Município, por muitos anos foi responsável pelo abastecimento d´água da cidade de Messias Targino. É que, com a construção da Adutora "Arnóbio Abreu" pelo então governador Garibaldi Alves Filho (PMDB), o açude ganhou papel secundário no abasteciimento, já que a água atualmente vendida em Messias Targino pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) chega à cidade através da mencionada Adutora, oriunda da Barragem Armando Ribeiro, de Assu.
Segundo a prefeita Shirley, os recursos de mais de cem mil reais que no futuro aportarão no Município através dessa emenda orçamentária possibilitarão que seja feito um bom trabalho de recuperação do açude, que se encontra em estado bastante precário.
Outras emendas ao Orçamento Geral da União, em benefício de Messias Targino, foram apresentadas por membros da bancada federal do Rio Grande do Norte, todas a requerimento da prefeita Shirley.
(Foto: Blog da Prefeitura de Messias Targino, www.prefeiturademessiastargino.blogspot.com)
domingo, 29 de novembro de 2009 Pôla Pinto
OLAVO DESISTE DE DISPUTAR O SEGUNDO TURNO E ERALDO PAIVA É O NOVO PRESIDENTE ESTADUAL DO PT.
Não haverá mais segundo turno na eleição para o diretório estadual do PT. O pleito estava marcado para o dia seis de dezembro.
É que o segundo colocado na eleição do primeiro turno, Olavo Ataíde, desistiu de disputar a direção do partido no Estado.
Segundo Olavo, que obteve 43% dos votos, a decisão de não disputar o segundo turno teve como fundamento a “preservação da unidade do partido”.
Com a desistência de Olavo, o novo presidente estadual do PT é o vereador de São Gonçalo do Amarante Eraldo Paiva.
Eraldo foi o mais votado no primeiro turno, obtendo 48% dos votos.
Pôla Pinto
LULA SE EMOCIONA NA PRÉ-ESTRÉIA DE SEU FILME

.
Terminou com aplausos da plateia na noite deste sábado (28) a sessão de pré-estreia de “Lula, o filho do Brasil”, que apresentou pela primeira vez o filme ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu berço político, São Bernardo do Campo, no ABC. Na primeira fila, acompanhado da primeira-dama Dona Marisa Letícia, o presidente Lula se emocionou durante a exibição do longa, que mostra sua trajetória desde a infância pobre em Caetés (PE), a ascensão como líder sindicalista e a chegada à presidência da República.
A exibição aconteceu no Pavilhão de Exposições Vera Cruz. A sessão começou por volta das 20h30. Cerca de 2,6 mil pessoas lotaram o espaço. Além do casal presidencial, participaram da sessão a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, o senador Aloizio Mercadante (PT-SP), o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho (PT) e seu vice, Frank Aguiar.
.
Também compareceram os ministros do Planejamento, Paulo Bernardo, e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Anananias, além do ex-presidente do PT, José Genoino. Antes de tomar seu lugar para assistir pela primeira vez à sua cinebiografia, Lula posou para fotografias com a equipe do filme, como a atriz Glória Pires, que interpreta Dona Lindu, a falecida mãe do presidente, Juliana Baroni, que faz o papel da Dona Marisa, e o diretor do longa, Fábio Barreto.
“Eu estou emocionado por mostrar esse filme para o presidente e para a comunidade”, disse o cineasta. Ele fez questão de lembrar que 90% da película foi filmada em São Bernardo. Após a exibição, o presidente foi cumprimentado por muitas pessoas da plateia, que reunia também sindicalistas e autoridades políticas de São Bernardo. Ao término da sessão, Lula saiu sem falar com os jornalistas.
Pôla Pinto
O blog do advogado Evánio de Araújo (http://evanioaraujo.zip.net/) deu uma ampla repercussão sobre o ocorrido, Já o Jornal Correio da Tarde (http://www.correiodatarde.com.br/editorias/correio_estado-50136) também publico materia sobre o assunto e por ultimo o Blog Um Olhar Sobre Messias Targino (http://olharmessiense.blogspot.com/). Veja o material que foram publicados.
Pôla Pinto
Eleição para diretor escolar em Messias
Targino teve fortes suspeitas de fraude
O EDITOR
No último dia 26 de novembro, as Escolas da rede estadual de ensino vivenciaram um dia de eleições, para escolhas de diretores e vice-diretores.
Iniciada pela manhã, a votação em cada unidade de ensino se estendeu até as 21 horas.
Essa forma de escolha dos dirigentes escolares na rede de ensino do Estado do Rio Grande do Norte deveria ser exemplo de lisura e correção.
Pois ela representa uma mudança política e cultural muito forte, pois antes era o governador do Estado quem nomeava, por livre arbítrio, sem consultar as comunidades escolares interessadas, o diretor e o vice-diretor de cada unidade de ensino da rede estadual.
No entanto, o que se viu em muitas cidades do Rio Grande do Norte no último dia 26 não foi um processo eleitoral transparente, com igualdade de condições para todos os concorrentes, nem muito menos com a lisura necessária ao pleito.
Pôla Pinto
O EDITOR
Na Escola Estadual Apolinária Jales, em Messias Targino, concorreram ao cargo de diretor os candidatos Antenor Laurentino de Medeiros Neto e Alexandre Jales Dantas.
Por lá, as queixas, acompanhadas de provas, são muitas, a começar pelo fato de que, ao invés de uma comissão eleitoral ou junta eleitoral conduzir o pleito.
Tal tarefa coube apenas a um professor, de nome Carlos Átila, muito embora houvesse uma comissão formalmente nomeada, mas sem agir na prática.
Outra aberração do pleito foi a forma de votação, realizada por um computador, um instrumento que pode muito bem ser programado, principalmente porque era um computador de livre acesso na Escola.
Pôla Pinto
DEMOCRACIA? NEM TANTO III...
O EDITOR
A Secretaria Estadual de Educação, ou a própria DIRED, poderia e deveria ter requisitado à Justiça Eleitoral urnas eletrônicas, que até agora têm passado em todos os testes de eficiência.
Mas, assim não fez, preferindo fazer uso de um instrumento falho.
Há vários dias, a Diretoria Regional de Educação e Desporto (DIRED) de Umarizal, à qual está ligada a Escola Estadual Apolinária Jales, mandou para a cidade de Messias Tarigno um CD, com o programa do dia das eleições.
Este CD ficou apenas com o professor Carlos Átila, que não o apresentou a quem interessava.
Mas, quando foi instalar o programa no computador que iria ser usado no dia da votação, o professor se utilizou do auxilio de um particular, parente direto de uma das pessoas da chapa vencedora, para fazer a instalação do programa.
No dia da votação, os votantes não tinham privacidade para digitar o voto, e às vezes eram até acompanhados de perto pelo membro da comissão eleitoral, que inclusive chegava, em alguns casos, a confirmar o voto.
No final da votação, não foi impressa nenhuma zerésima, como faz a urna eletrônica da Justiça Eleitoral.
Os candidatos não tiveram direito de colocarem fiscais no interior do local da votação, que aconteceu sem o acompanhamento das chapas e sem a presença de qualquer pessoa da Secretaria Estadual de Educação.
Os fiscais foram obrigados a ficar durante todo o processo eleitoral do lado de fora da sala onde estava a urna.
Pôla Pinto
Irmã do ex-prefeito, que está em SP
Conseguiu votar no pleito na cidade
O EDITOR
A situação mais grave foi o fato da funcionária Erinete Jales (irmã dos ex-prefeitos Edmilson Jales e Élio Jales), ter votado, mesmo estando em São Paulo no dia da eleição.
Alguém forneceu senha ou facilitou o acesso para que ela, de São Paulo, pudesse votar. Ou então alguém votou por ela em Messias Targino.
Outro ponto falho no processo de escolha dos dirigentes escolares diz respeito ao peso dos votos.
Têm direito a voto os alunos, os pais de alunos, os professores e os demais funcionários de cada escola.
Mas, na hora de fazer as contas, os professores têm o voto com maior peso, e um pequeno grupo é capaz de derrotar toda uma maioria.
Foi o que aconteceu na Escola Estadual Apolinária Jales, em Messias Targino.
O candidato Alexandre Jales Dantas foi vitorioso nos segmentos alunos, pais de alunos e funcionários da Escola, e perdeu apenas no colégio de professores, que tem pouco mais de vinte pessoas.
Mas, essa derrota junto aos professores foi suficiente para que ele perdesse a eleição.
Pôla Pinto
Muitos votantes dizem que não puderam compreender, diante do computador que colhia os votos, se estavam votando como professores, alunos, pais de alunos ou funcionários da Escola.
Pela forma como tudo se passou, o candidato Alexandre Jales Dantas informou que irá recorrer do resultado anunciado e, se for o caso, buscará a Justiça.
O eleito, Antenor Laurentino de Medeiros Neto, que é advogado, deverá começar a preparar a sua própria defesa.
Mas, Messias Targino não foi ponto isolado de tumulto nas eleições escolares ocorridas em 26 de novembro.
A Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Desportos deverá repensar o processo, que anda sem credibilidade.
Pôla Pinto
Endereço:http://www.correiodatarde.com.br/editorias/correio_estado-50136
Publicado no Dia 27/11/2009 do Jornal Correio da Tarde
Pôla Pinto
Blog Um Olhar Sobre Messias Targino
Endereço:http://olharmessiense.blogspot.com/
Democracia ou fraude? Escola Estadual Apolinaria Jales
Siga no Twitter
As mais acessadas da semana
-
Registro especial. Abrimos espaço para fazer o registro da passagem do aniversário do amigo e parceiro Epitácio de Andrade Filho que ocorrer...
-
Prefeita participou de solenidade da 2ª Companhia de Policia de Patu. Na última quarta-feira (14/11), a prefeita de Mess...
Arquivos do blog
BLOGS DE MESSIAS TARGINO
-
OrigensHá 2 meses
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-



















