Suspeita de fraude em eleições para diretor de escola
Endereço:http://www.correiodatarde.com.br/editorias/correio_estado-50136
Publicado no Dia 27/11/2009 do Jornal Correio da Tarde
Suspeita de fraude na eleição para escolha de novo diretoria da Escola Estadual Apolinária Jales realizada ontem no município de Messias Targino. Duas chapas foram registradas para disputar o pleito escolar. Na chapa 1,que teve como candidato a diretor o Professor Alexandre Dantas Jales, e vice-diretora a atual diretora Antônia Maria da Silva que foi derrotada pela chapa 2, encabeçada por Antenor Laurentino de Medeiros Neto, que já assumiu o cargo de diretor e tem como vice-diretora Maria da Conceição de Almeida Ferreira.
Eleição da Escola Estadual Apolinária Jales será na quinta-feira. Todo processo eleitoral foi coordenado por uma Comissão Eleitoral Escolar criada com amparo da Lei 290/05, de 15 de fevereiro de 2005. Que analisa o pedido de contestação feito pela chapa derrotada.
Na eleição realizada ontem entre ás 8h e ás 21h, com a participação de quatro segmentos escolar o pleito registrou 24 votos de professores quando na verdade apenas 23 estiveram presentes para votação, tendo em vista que uma das professores se encontram em São Paulo, Erinete de Almeida Jales e não poderia votar. Segundo apurou o CORREIO DA TARDE, contavam com direito a voto, (248 alunos), (292 pais de alunos), (24 professores) e (23 funcionários). Cada seguimento tem um peso de 25% nas eleições e com a presença de um voto a mais a situação acaba favorecendo o candidato da chapa 2. Existe a possibilidade de que os dados, referente aos votantes possa ter sido alterado no decorrer do processo.
O fato já foi registrado em ata e enviado para a secretaria estadual de educação deverá se pronunciar sobre a situação. A suspeita de fraude dentro do processo tem causado indignação dentro da comunidade estudantil e até mesmo quem não participou diretamente do pleito se mostra insatisfeito com a situação, tendo em vista a repercussão da eleição em todos os segmentos da sociedade local.
