Rio Grande do Norte registra 68 casos suspeitos de febre chikugunya

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015 Pôla Pinto


A doença é transmitida pelo mosquito da dengue, o Aedes aegypti, e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus, que também já foi encontrado no Estado.
O Rio Grande do Norte já registrou 68 casos suspeitos de febre Chikugunya, que é transmitida pelo mosquito da dengue, o Aedes aegypti, e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus, que também já foi encontrado no Estado.
Apesar do número de suspeitas contabilizadas, a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica, Stella Leal, salienta que não são casos graves. Ela acrescentou que o material coletado a partir dos pacientes foi remetido para o Instituto Evandro Chagas, no Pará, para avaliação das causas dos sintomas apresentados.
Entre os sintomas identificados nos pacientes, estão dores nas articulações, febre e pintas vermelhas. Apesar de a rede pública de saúde estar atenta às possibilidades de incidência de febre Chikugunya no Estado, ainda não foi registrado nenhum caso da doença no RN. A subcoordenadora aguarda os resultados dos exames.
Dengue
O Rio Grande do Norte registrou 1752 suspeitas de casos de dengue só este ano. Mais de 200 já foram confirmados em 2015. Em Natal, a situação é alarmante, a ponto de a capital decretar epidemia de dengue. Em todo Estado, nove cidades apresentam alta incidência de dengue e 10 registram média incidência. 
 
Mosquito Aedes aegypti é transmissor da febre chikugunya – Foto Reprodução
Fonte: Jornal Gazeta do Oeste


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.