Ano Letivo 2015: Estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual também terão acesso aos livros didáticos digitais

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015 Pôla Pinto


108.693 estudantes do ensino médio, da rede estadual de ensino, receberão no início do ano letivo 2015 o novo livro didático com acesso a conteúdos multimídia, ferramentas e ambientes virtuais para potencializar e estimular o ensino aprendizagem.

Os livros digitais são conteúdos multimídia destinados ao processo de ensino aprendizagem. Eles apresentam o mesmo conteúdo dos livros impressos correspondentes utilizando vídeos (com legendas), áudios, imagens, gráficos, tabelas, jogos educacionais, animações, infográficos, páginas web e outros elementos (os Objetos Educacionais Digitais – OED). Esses livros serão utilizados sem a necessidade de conexão à internet, exceto por ocasião do primeiro acesso ao material.

Alunos e professores terão livre acesso aos livros digitais correspondentes aos livros impressos escolhidos pela sua escola. Os livros digitais serão disponibilizados em domínio virtual da própria editora, e permanecerão disponíveis até, no mínimo, 28 de fevereiros de 2018. Esse acesso ocorrerá por meio de login e senha, a serem fornecidos pelo editor para cada exemplar impresso.

Na acessibilidade, os alunos e professores cegos receberão as mesmas obras distribuídas às suas escolas em formato digital Mecdaisy. As adaptações das obras observam a norma DAISY, mediante conversão a partir dos aplicativos Mecdaisy fornecidos pelo MEC e disponibilizados em DVD, em conformidade com as orientações contidas no Edital do PNLD 2015.

Os livros digitais terão como requisito mínimo de padronização, acesso por multiplataformas e pelos principais sistemas operacionais tais como Andróide 2.3 ou posteriores, IOS, Linux (Ubuntu) e Windows 7 ou posteriores, para dispositivos, como laptop, desktop e tablet.

A equipe do Livro Didático da Codese – Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar da Secretaria de Educação do RN, vai monitorar a distribuição e entrega dos Livros Didáticos junto às Escolas e às Direcs (Diretorias Regionais de Educação e de Cultura) a partir do 1º dia de aula – 02 de março. Equipe formada pelos educadores Antonio Soares, Déla Maria Barbosa Bezerra, Erileide Maria Oliveira Rocha, Iris Maria Pinto Diniz de Sousa, Rokátia Kleania Lopes Marinho Pinto e Salizete Freire Soares.


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.