Aula inaugural de turmas do Pronatec Campo reuniu mais de 150 participantes.

terça-feira, 25 de novembro de 2014 Pôla Pinto


Aproximadamente 150 participantes entre  alunos e seus  responsáveis  compareceram à aula inaugural do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Campo), na manhã desta terça-feira (25), no Centro de Cultura  e Eventos, em  Messias Targino.

O presidente  do  Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (SINTRAF),  e vice-prefeito de Messias Targino, Pôla Pinto, fez  a abertura oficial  do evento, onde  resgatou   que o Sintraf, tem  desenvolvido  ações importantes  nas áreas de educação junto  aos agricultores  familiares.

Ele registrou  os projetos Mova-Brasil e Saberes  da Terra, que foram executados  no município a partir da iniciativa do Sintraf. “Agora estamos implantando 8 turmas  do Pronatec Campo, a partir do esforço  do sindicato”, destacou ele. Qualificar os jovens  filhos  dos agricultores familiares  é sem dúvida uma oportunidade para fortalecer cada vez mais esse segmento”, completou Pôla Pinto.  

 O dirigente disse, que foi a partir  da participação  do Sintraf  nos espaços institucionais que foi possível  tornar  cursos do Pronatec – Campo uma realidade  para o município. Ele  registrou ainda  a firmação  da parceria entre o Sintraf  com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, para a execução  do  Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Campo).

Por, último Pôla Pinto, informou  que o  Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (SINTRAF),  já apresentou  a demanda  de 4 cursos do Pronatec Campo para 2015, para Pescador Artesanal de Água  Doce, Bovinocultor de Leite, Agricultor Orgânico e  Apicultor.

Ainda fizeram  uso da palavra na  solenidade,  a Secretária Municipal  de Educação, Regivânia Rodrigues, o Secretário Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, Paulo Rodrigues, o vereador Neto de Baé, o prefeito Arthur Targino  e o representante  do SENAR/RN, Plabo  de Freitas. O Prefeito Arthur Targino, destacou  a importância  dos cursos  para a qualificação dos jovens  e o esforço  da prefeitura  para garantir  o seu  funcionamento. “O município não tem como oferecer emprego para todos, mas esses  cursos  são as alternativas de surgirem oportunidades para o início de um empreendimento ou de um serviço qualificado”, destacou o prefeito.

Durante o evento  foram  entregue todo material didático aos alunos como também  feito todos os esclarecimentos  sobre o auxilio estudantil e demais  orientações referente ao projeto pelo representante  do SENAR/RN.

Nessa etapa, serão iniciadas seis turmas a partir do dia 1º de dezembro, sendo  duas  turmas  de Operador de Maquinas e Implementos Agrícolas, duas turmas  de Caprinocultor e duas de  Forragicultor.  Ao todo  foram  inscritos 102 participantes.



Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.