Fetraf Brasil/CUT, participa de cúpula internacional dos jovens agricultores: 04 de setembro, Bordeaux – França.

terça-feira, 9 de setembro de 2014 Pôla Pinto


A Federação Nacional dos Trabalhadores (as) na Agricultura Familiar do BRASIL –FETRAF BRASIL participou em 04 de setembro (2014) em Bordeaux - França da Cúpula internacional dos jovens agricultores promovida pelo Sindicato dos Jovens agricultores franceses – JA e Agencia francesa de desenvolvimento internacional - AFDI. O Encontro reuniu jovens de cinco (05) continentes representando mais de 60 organizações da sociedade civil de agricultores de todo o mundo com objetivo de lançar manifesto internacional dos jovens agricultores, sendo uma ação concreta da juventude para fortalecimento do ano internacional da agricultura familiar (AIAF).  
 
O Manifesto que tem como tema agricultura familiar uma solução de futuro trata de questões centrais para a agricultura familiar e em especial a juventude e seus desafios mais atuais.  A FETRAF BRASIL durante o encontro contribuiu na reflexão do eixoagricultura familiar no centro do desenvolvimento dos territórios. Participaram dessa mesa de reflexão os jovens: James BOOKER , da Nova Zelândia, Anis SENDI da Tunísia; Muhammad KAY PASA WANTI da Indonésia e Ibrahima Coulibaly  da Coordenação nacional de organizações de camponeses  do Mali - FAO Embaixador da IYFF.
 
Para AURI JUNIOR Coordenador da Secretaria de juventude da FETRAF BRASIL o manifesto é uma ótima oportunidade de promover a agricultura familiar pelo mundo, de chamar a atenção dos governos para o tema da juventude com prioritário e estratégico. Considera que colocar a agricultura familiar no centro dos territórios de identidade é fundamental e estratégico para o fortalecimento e construção do projeto de desenvolvimento de base sustentável com ações mais efetivas e perenes na redução dos efeitos climáticos. Esperamos que esta oportunidade do manifesto possa continuar reunindo jovens de todo o mundo para fomentar debates entre as juventudes camponesas e caminhe de maneira decisiva para a construção de uma organização global da juventude agricultora familiar complementa.
 
 
 
Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF) é fruto da iniciativa de movimentos sociais do campo com apoio de vários governos, inclusive do Brasil, que iniciaram uma campanha em 2008 para que as Nações Unidas adotassem a proposta de um Ano Internacional da Agricultura Familiar. A Assembleia-Geral das Nações Unidas resolveu, em sua 66ª Sessão, declarar por unanimidade o ano de 2014 como “Ano Internacional da Agricultura Familiar  afirmando a importância da agricultura familiar  para a produção sustentável de alimentos e para atingir a segurança alimentar , reconhecer a contribuição importante que a agricultura familiar pode desempenhar  na erradicação da pobreza e no alcance das Metas de Desenvolvimento do Milênio
 
 A cúpula dos jovens agricultores contou com a participação de diversas autoridades: Jose Osaba Coordenador do Fórum Rural Mundial, Gerard Renouard da AFDI, Stéphane LE FOLL Ministro da agricultura da França; Jovens representantes de 60 Organizações de agricultores pelo mundo, dentre outras. Já no dia cinco (05) os jovens participaram de uma visita oficial a Tradicional Final Trabalhista Nacional ‘’ Les Terres de Jim’’. Evento que celebra a Terra e Homens que a cultivam. Realizado à 60 anos unindo todo o mundo agrícola, destacando ao público a riqueza excepcional dos solos e do talento dos produtores e agricultores. E neste contexto que os jovens agricultores franceses lançam Terras de Jim, a nova marca que agora identifica a Final Nacional do Trabalho.
 


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.