EQUIPE DE SAÚDE DE MESSIAS TARGINO PARTICIPA DE TREINAMENTO NA II URSAP EM MOSSORÓ

segunda-feira, 24 de março de 2014 Pôla Pinto


No ultimo dia 25/02 a Secretária de saúde Erik Allany e a Enfermeira Monica Targino participaram de um treinamento na II URSAP em Mossoró, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde Publica (SESAP), onde o objetivo era a orientação sobre a nova vacina contra o HPV. Segundo Erik Allany Secretária de saúde do Município de Messias Targino a meta da Sesap é vacinar cerca de 12.400 adolescentes, correspondentes a 80% da população-alvo, nos 26 municípios da Ursap.
 
Secretária de Saúde Erik Allany
 
A vacinação contra o HPV é uma prevenção do câncer do colo do útero, embora não substitua a realização do exame preventivo, o Papanicolau, ou o uso de preservativos.
 
O HPV é atualmente um dos principais responsáveis pelo câncer de colo de útero, o terceiro tipo de câncer mais frequente entre as mulheres. O principal público-alvo da vacinação são meninas entre 11 e 13 anos de idade.  A eficácia da vacina é de 98,8% contra o câncer de colo de útero.   A 1ª dose será administradas no Centro de saúde e nas escolas públicas e privadas, onde as adolescentes serão orientadas sobre a 2ª dose.
Enfermeira Monica Targino
 “Cada menina deve receber três doses da vacina para estar imunizada contra o HPV. O intervalo é de seis meses entre a 1ª e a 2ª dose, e a 3ª dose realizada após cinco anos, gera resposta imunológica mais robusta. A vacina deve ser aplicada com autorização dos pais ou responsáveis. Ela tem eficácia comprovada para mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus”, informou a enfermeira Monica Targino.


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.