Caravana Agroecológica e Cultural de Apodi tem abertura hoje com debates e palestras

quarta-feira, 23 de outubro de 2013 Pôla Pinto


Caravana objetiva destacar a produção do semiáridoCaravana objetiva destacar a produção do semiáridoConhecer as experiências de grupos produtivos baseados no modelo da agricultura familiar e denunciar a desterritorialização provocada pela invasão do agronegócio. É com essa perspectiva que tem início hoje, 23, a Caravana Agroecológica e Cultural de Apodi.
A abertura será às 19h, no Centro de Treinamento Seminário Santa Teresinha. A mesa de abertura será composta por: Francisca Eliane (Rede Xique-Xique e Marcha Mundial das Mulheres), Edilson Neto (Sindicato das Trabalhadoras e dos Trabalhadores de Apodi) e Dênis Monteiro (secretário executivo da Articulação Nacional de Agroecologia). Na ocasião também haverá apresentação da Cia. Escarcéu de Teatro com o espetáculo "Terra" e show com o cantor Alan Barbosa.
De 23 a 26 de outubro, os mais de 200 participantes de todo o país terão a oportunidade de conhecer o que se produz nas férteis terras do semiárido nordestino pelas mãos de homens e mulheres que vivem da produção limpa e sustentável, além de visualizar as experiências como a agricultura irrigada, bioágua, economia solidária e o perímetro irrigado Jaguaribe-Apodi.
O grupo será dividido em subgrupos, que por sua vez irão compor "rotas". Serão cinco rotas que vão passar por cidades como Assú, Olho d'Água do Borges, Campo Grande, Tibau, Grossos, Mossoró e Limoeiro do Norte (CE). "Através dessas rotas, os grupos vão visitar comunidades em várias cidades e conhecer essas experiências agroecológicas", explica a coordenadora do Centro Feminista 8 de Março, Conceição Dantas.
Além de pautar a agroecologia, a Caravana também denuncia a ameaça do projeto do Perímetro Irrigado da Chapada do Apodi, obra do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) que pretende desapropriar mais de 13 mil hectares onde vivem e produzem agroecologicamente cerca de 800 famílias.
No dia 26 de outubro, último dia da Caravana, são esperadas duas mil pessoas para realizar um ato em solidariedade à luta da Chapada, com saída do centro de Apodi. "Para nós, essa Caravana vem contribuir muito para a troca de conhecimentos sobre a agricultura familiar e também para dar força às nossas lutas pelas nossas terras e pelo direito de viver e plantar nelas", destaca a agricultora Francisca Antônia de Lima, moradora do P.A Laje do Meio/ Apodi que deve receber a Caravana


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.