Partidos que fazem oposição ao DEM estão em sintonia, diz Fátima Bezerra

domingo, 26 de maio de 2013 Pôla Pinto



O PT tem se reunido com os partidos aliados da presidenta Dilma Rousseff, no Rio Grande do Norte, em busca de alianças para 2014. De acordo com a deputada federal, Fátima Bezerra, os partidos que fazem oposição ao DEM estão em sintonia e ela acredita que o PMDB irá romper com o DEM.
Em entrevista à TV Nominuto, Fátima disse que a segunda rodada de conversas com os partidos que dão sustentação a Dilma em Brasília e fazem oposição ao DEM no Rio Grande do Norte vão se reunir novamente em julho.


Na última quinta-feira (23), o Partido dos Trabalhadores se reuniu com Partido Social Democrático (PSD) para iniciar conversas sobre possíveis alianças para a eleição de 2014. A reunião contou com a participação das principais forças políticas do PDS no estado: o vice-governador Robinson Farias, os deputados estaduais Gesane Marinho e José Dias, e deputado federal Fábio Faria, além de prefeitos do interior. Além do PSD, o PT se reuniu com o PSB, o PDT e o PCdoB.
Diógenes Dantas: Fátima Bezerra o PT tá reunindo todos os partidos da base aliada da presidenta Dilma Rousseff aqui no Rio Grande do Norte?
fat_300Fátima Bezerra: Exatamente. A última reunião foi com o PSD, liderado pelo vice-governador Robinson Faria que chegou com uma comissão bem representativa, com vários prefeitos além de deputados estaduais Gesane Marinho e José Dias e deputado federal Fábio Faria. A reunião encerrou essa primeira fase onde o PT, seguindo a resolução aprovada em 2012, que sugere a abertura de diálogos com outros partidos que compõem a oposição ao governo de estado. Já conversamos com o PDT, PCdoB, PSB e na última quinta-feira (23) com o PSD. Em pauta uma avaliação sobre o quadro nacional e local e a agenda política eleitoral de 2014.
DD: O que marcou esses encontros?
FB: A sintonia no que diz respeito tanto à avaliação nacional como regional. No plano nacional há uma avaliação de um cenário favorável à reeleição da presidenta Dilma. Todos os partidos, que conversaram com o PT, vão apoiar a presidenta. Evidente que há um porém em relação ao PSB, que pode ter candidatura própria do governador de Pernambuco Eduardo Campos. É importante ressaltar que, a secção do PSB no RN é simpática à tese de que o PSB permaneça no bloco de apoio à candidatura da presidenta Dilma.
DD: Vai abrir dissidência se Eduardo Campos for candidato à Presidência da República?
FB: Não creio isso. O que percebo é que o PSB do RN, como o do Ceará, do Espírito Santo e de vários outros estados tem uma posição de que o PSB deva permanecer comprometido com apoio à Dilma.
DD: Essa sua percepção é fundamentada em alguma declaração da ex-governadora Wilma?
FB: É fundamentada em declarações que eles têm dado. Mas, não há dúvidas que se o PSB optar por candidatura própria, o PSB do RN seguirá a orientação partidária.
fat_3003DD: Nesta rodada de conversas com os partidos vocês avançaram em nomes para compor a chapa majoritária?
FB: Não. O PSD tem uma posição muito clara no que diz respeito a disponibilizar o nome do vice-governador Robinson Faria para disputar o cargo de governador. O PSB reafirma o desejo que é não só a discussão da chapa no campo proporcional, mas também majoritária. O PDT também e o PT está convencido de que 2014 será o ano de crescimento do Partido no RN.
DD: Já está definido que a presença do PT é o nome de Fátima Bezerra para o Senado?
FB: Não está definido. Sou candidata à reeleição de deputada federal, mas não descarto a possibilidade de disputar o senado e até desejo. Só não existe uma definição, ainda vamos tomar essa decisão.
DD: Quando começa a segunda fase de conversas com os partidos?
FB: Em julho. Nesta fase serão realizadas as atividades conjuntas. E fazer o debate do ponto de vista programático, de projetos que queremos apresentar à sociedade para 2014.
DD: O PMDB vai ou não para oposição?
FB: Não vamos esperar pelo PMDB ou outro partido, mas quero ressaltar que o PMDB, do ponto de vista estratégico é importante e lamentamos ele estar com o DEM, mas acredito que o PMDB vá romper om o DEM.


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.