quinta-feira, 6 de dezembro de 2012 Pôla Pinto

Castanha de caju – o petisco nutritivo

Você sabia que a castanha de caju é considerada uma fruta? Na divisão do caju, a polpa corresponde a um pseudofruto (um fruto não verdadeiro), e a castanha, a fruta propriamente dita. Ela está classificada como “oleaginosa”, grupo de sementes comestíveis, onde estão também as nozes, pistaches, amêndoas, entre outras.

 Para que seja consumida, precisa ser bem cozida ou torrada, pois crua pode conter toxinas, que se concentram na casca e são prejudiciais à saúde. Após esse preparo e retirada da casca, a castanha de caju pode trazer muitos benefícios aos seus consumidores.

Apesar de ser considerada calórica, a castanha de caju é rica em proteínas, carboidratos, vitaminas B1 e B2, potássio, etc. A quantidade de ferro presente merece destaque nesta relação de nutrientes, pois está presente em grande quantidade. Na prática, o ferro auxilia no transporte de oxigênio pelas células do sangue, o que ajuda a melhorar a concentração e a combater o cansaço do corpo. Uma dica é aliar o consumo da castanha de caju a outros alimentos que contenham vitamina C (limão e laranja, por exemplo) para que o efeito do ferro no organismo seja potencializado.

Produção valorizada

Uma parte significativa e considerável da produção nacional acontece na região Nordeste, por conta do clima quente e solo arenoso, necessário para o desenvolvimento dos cajueiros. A maior parte da produção, que anualmente passa de cinco mil toneladas (IBGE, 2006), vem do estado do Ceará, seguida por Rio Grande do Norte e Piauí.  Geralmente ocorrem duas safras de caju no ano, mas um dos principais problemas para a produção é a doença chamada de ‘antracnose’, que ataca as folhas e frutos.

Neste cenário, a agricultura familiar tem papel importante, sendo maioria na produção nordestina. É comum que os programas de incentivo aos agricultores(as) familiares dêem atenção a esse tipo de cultura, visto que a castanha de caju é um produto valorizado tanto no Brasil quanto no exterior. A formação de cooperativas de produtores da castanha também é comum na região Nordeste.

Possibilidades variadas

Agora que você já sabe curiosidades sobre a castanha de caju, aproveite para adaptá-la a sua alimentação e tirar proveito de seus benefícios.  Ela pode ser consumida como petisco ou tira-gosto, cristalizada com açúcar, moída e utilizada para fazer doces, ou dar um sabor diferente a pratos saudáveis. Use a criatividade e bom apetite!


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.