segunda-feira, 12 de dezembro de 2011 Pôla Pinto

Fotos: Divulgação
Deputada Fátima Bezerra: Educação em primeiro lugar


Para homenagear os 50 anos da campanha de alfabetização “De Pé no Chão Também se Aprender a Ler”, será realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília, audiência pública na próxima terça-feira(13).

Evento é uma iniciativa da deputada federal Fátima Bezerra(PT), presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara.

A campanha foi desenvolvida em Natal durante a administração do prefeito Djalma Maranhão no início da década de 60.

Na época Natal possuía 160 mil habitantes, dos quais 37% eram analfabetos.

Ao assumir a Prefeitura, sem recursos para o aluguel de salas, Djalma Maranhão solicitou a sindicatos, igrejas, clubes de futebol e residências particulares para que abrissem suas portas e abrigassem as “escolinhas”.

A primeira escola ecológica não possuía paredes, nem uniforme, nem sapato. O teto era de palha de coqueiro. Em 1962 já eram dez “acampamentos escolares”, com teatro de arena, espaço de lazer e bibliotecas populares distribuídos nos quatro cantos da cidade.

“Os adultos que não frequentavam as escolas começaram a receber aulas em suas casas, os alunos aprenderam profissões, os professores receberam formação continuada, a campanha se interiorizou. Em 1964 foi extinta pelo golpe militar. Havia alfabetizado 25 mil alunos e democratizado a cultura popular da cidade como nunca antes acontecera”, ressalta Fátima Bezerra.


Foram convidados para participar da audiência pública a psicanalista e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Clara Raissa de Góes da Rosa Silva, filha do educador Moacyr de Goés; o professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Willington Germano; e o cardiologista Geniberto Paiva Campos, membro da Comissão Brasileira de Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil(CNBB).

Paulo Freire
Durante a audiência também será feita uma homenagem ao educador Paulo Freire(foto). Se estivesse vivo, Paulo Freire teria completado em 2011 90 anos de idade.

Nascido em 19 de setembro de 1921, em Recife (PE), Paulo Reglus Neves Freire é considerado um dos mais importantes educadores do século XX.

Aos 22 anos, ingressou na Faculdade de Direito do Recife, período em que conheceu a professora primária Elza Maia Costa Oliveira, com quem se casou em 1944 e teve 5 filhos.

Em 1947, Paulo Freire assumiu o cargo de Diretor do Setor de Educação do SESI do Recife, onde estudando as relações entre alunos, mestres e pais de alunos, conheceu a realidade dos trabalhadores e as particularidades da sua linguagem.

Sua primeira experiência como professor universitário foi na Escola de Serviço Social, lecionando Filosofia da Educação. Doutorou-se em Filosofia e História da Educação em 1959, com a tese ”Educação e Atualidade Brasileira”.

No início dos anos 60 engajou-se nos movimentos de educação popular, entre eles o Movimento de Cultura Popular (MCP), a campanha “De Pé no Chão Também se Aprende a Ler” e a Campanha de Alfabetização de Angicos (alfabetização de 300 trabalhadores rurais em 45 dias), ambas no Rio Grande do Norte.

“Nesse tempo de resgate da Memória, da Verdade e da Justiça, queremos com essa audiência pública reverenciar tanto a campanha como o importante educador Paulo Freire pelo legado que ele deixou para a educação brasileira e a contribuição que ainda dá neste momento em que estamos às voltas da aprovação de um dos projetos mais importantes para a educação brasileira que é o Plano Nacional de Educação”, enfatiza Fátima Bezerra.
Fonte: Blog do Oliveira


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.