terça-feira, 12 de maio de 2009 Pôla Pinto

AÇUDE CANGAÍRA ATINGE "SANGRIA"

O período de chuvas continua a produzir alegria e grandes espetáculos no sertão nordestino. Agora, o açude que atingiu o seu nível máximo e está transbordando é o da Fazenda Cangaíra, de mesmo nome, localizado na zona rural entre os Municípios de Messias Targino e Janduís.
"Sangria" do Açude Cangaíra
O Açude Cangaíra, de propriedade do agropecuarista Paulo de Freitas Targino e da ex-prefeita messiense Maria do Socorro Ferreira Targino, está entre os maiores reservatórios particulares do Nordeste, assim entendidos aqueles que não são administrados pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) ou pelas secretarias estaduais competentes para cuidar das riquezas hídricas de cada Estado (no caso do Rio Grande do Norte, a Secretaria Estadual de Recursos Hídricos é a responsável pelo assunto).

A "sangria" teve início por volta das 4 horas da manhã deste dia 11 de maio. Junto com os primeiros raios do sol, os moradores da Fazenda Cangaíra receberam essa boa notícia.

Há muito tempo o Açude Cangaíra é a principal área de lazer e entretenimento de grande parte da população de Messias Targino, que vai ao local praticamente todos os domingos, para banhos e confrarias familiares e entre amigos. O reservatório, por sinal, não é o único ponto de beleza nas terras da Fazenda Cangaíra: a geografia do local, a sua vegetação e os muitos mocós que passeiam livremente pelas cercas de pedra e lajedos próximos ao açude fazem da Fazenda Cangaíra um lugar diferenciado, imensamente belo.
Junte-se a isso tudo o elemento humano da boa acolhida por parte de Paulo, Socorro e todos os seus filhos, uma marca de família que, segundo dizem, existe desde os tempos do patriarca Messias Targino da Cruz.

FONTE: BLOG O MESSIENSE


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.