20 anos com missão de tirar o País novamente do Mapa da Fome

terça-feira, 17 de outubro de 2023 Pôla Pinto

20 anos com missão de tirar o País novamente do Mapa da Fome 

Nesta segunda-feira (16/10) é celebrado o Dia Mundial da Alimentação. O Governo Federal realiza um evento no Palácio do Planalto, a partir das 16h, para celebrar a data e os 20 anos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), relançado em março pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.PAA, Cisternas e Bolsa Família completam 20 anos com missão de tirar o País novamente do Mapa da Fome

“Esse 16 de outubro chama para o compromisso de garantir a segurança alimentar, ou seja, uma produção de alimentos capaz de assegurar em todas as regiões do país comida para a população e também para alimentar o mundo”, disse Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

O PAA é um dos principais instrumentos de fortalecimento da agricultura familiar e de combate à fome no Brasil. O governo compra alimentos diretamente dos produtores e distribui para famílias em condições de vulnerabilidade alimentar e nutricional. Os alimentos chegam a restaurantes comunitários, creches, entidades filantrópicas e instituições de ensino. Uma rede de cuidado especial com os brasileiros e brasileiras que mais necessitam.

Desde a sua criação, o PAA investiu mais de R$ 8,8 bilhões e adquiriu cerca de 5,5 milhões de toneladas de alimentos. São atendidas, em média, 15 mil entidades por ano com o fornecimento de alimentos. Mais de 50% dos recursos são destinados a municípios de até 50 mil habitantes. Em 2023, são R$ 500 milhões destinados à compra de alimentos da agricultura familiar.


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.