Vice-prefeito participou de posse da nova diretoria da Emater-RN.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019 Pôla Pinto


Na manhã da terça–feira (12), o vice-prefeito e presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf) de Messias Targino, Pôla Pinto,  participou, em Natal,  da solenidade de posse da nova diretoria da Emater-RN, que que aconteceu, no auditório da  Emater-RN.

Na mesa   das autoridades, Pôla Pinto  representou  todos os vice-prefeitos no evento, que foi bastante concorrido,  com a presença de autoridades e dirigentes  de entidades  ligadas a agricultura  familiar.

Ao dar posse  aos novos diretores do Instituto de Extensão Rural (EMATER-RN), a governadora Fátima Bezerra (PT), disse que o órgão tem papel fundamental na estruturação e implementação das ações de convivência com o semiárido, condição em que está inserido 90% dos municípios do estado.


Fátima Bezerra se referiu à criação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar – Sedraf. “Vamos atuar de mãos dadas, a Sape, a Sedraf e a Emater, pelo desenvolvimento do RN. Vamos fazer a agricultura, a pecuária e a agricultura familiar crescer, gerar emprego, renda e construir a cidadania”, declarou a governadora, reforçando que o atual governo é do diálogo. Diálogo com os setores produtivos, com os trabalhadores, com os sindicatos, com os movimentos sociais e com toda a sociedade”.

O diretor-geral empossado, Cesar Oliveira, ressaltou o compromisso da administração estadual com a agricultura familiar e com a Emater. “A Emater tem um forte papel neste governo. Temos 71 mil estabelecimentos da agricultura familiar e 31 mil têm área média de 1,5 hectare, equivalente a um campo de futebol”, informou para complementar: “Apesar disso e das nossas condições climáticas a agricultura familiar é responsável por 87% da produção de frutos do cajueiro e por quase 90% da produção de arroz e feijão no RN”.

Ainda explicando a importância da agricultura familiar no RN, Cesar Oliveira destacou a sustentabilidade no manejo da terra e das culturas. “A necessidade de fortalecimento e expansão da agricultura familiar não é só econômica, mas também para a melhoria da saúde pública e do meio ambiente”, destacou.

A orientação da governadora é que o fortalecimento da agricultura familiar contemple também maior inserção dos produtores e da produção em feiras regionais, participação nas Centrais  de Comercialização, nos programas de compra direta. “A agricultura familiar está incluída nos programas do nosso governo por que ela é uma estratégia de desenvolvimento rural sustentável, promove a inserção na economia de milhares de famílias e produtores”, afirmou a governadora.



Ainda  prestigiaram  o vento  da região oeste,  Jocielma Silva, coordenadora da Sertão Alegre, Raimundo Canuto, presidente do Sindicato de Janduis e  diretor  da FETRAF/RN e dirigentes dos sindicatos de Rafael Godeiro ,  Frutuoso Gomes e a equipe  do escritório  regional da Emater-RN de  Umarizal .


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.