Zona Rural de Messias Targino vive crise por falta d`água.

segunda-feira, 5 de outubro de 2015 Pôla Pinto

O agravamento  da situação hídrica  da zona rural do município  de Messias Targino, é uma  das piores dos últimos anos em função das secas prolongadas. Essa situação vem gerando muitas dificuldades  para os agricultores familiares  que  na maioria não tem mais água para o rebanho animal e estão vivendo com os  poucos litros de água por dia, por pessoa, que é distribuído pelo governo. “O quadro  é desolador e tende a piorar ainda mais”, denuncia o presidente do Sintraf, Pôla Pinto.


Situação hídrica  da zona rural   de Messias Targino  é cada vez mais difícil .

Segundo Pôla Pinto,  embora  não tenha um levantamento  atualizado sobre a situação hídrica do município, a maioria  dos   poços amazonas existentes  estão funcionando de forma precária e  muitos já não funcionam mais.


Pequenos proprietários aguarda  por perfuração  de poços  que ja foram  locados

Para piorar ainda mais o quadro,  mais de  dez poços  foram perfurados e ainda  e não foram instalados. O que poderia  diminuir o sofrimento. Os açudes que são a principal fonte de água para  a produção  de todo rebanho e para o consumo da maioria das famílias estão  quase todos secos.


Todo sistema de produção   do município de Messias Targino,  está sendo atingido  pela falta  d`água. A produção  de hortaliças e de polpas  de frutas são as mais prejudicadas. Os derivados do leite, como queijo, doce estão aos  poucos  sumindo e quando tem é caro.

Sem condições para  criar o rebanho, os produtores estão optando pela venda, a preço insignificante. O rebanho  de   gado e  ovelha  estão  a cada dia  diminuindo.

A outra  consequência  é que em função  desta situação os programas como Compra Direta, Doação Simultânea da Conab e a Feira da Agricultura Familiar  estão sendo comprometidos  pela falta dos produtos.

Pôla Pinto que é também  vice-prefeito registra que apesar de todas as ações de convivência  com a seca,  na questão hídrica que vem sendo feita pela prefeitura tem sido insuficiente  diante da grande demanda e do agravamento  da situação.

Ele aponta a perfuração de poços como uma das alternativas. “A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh),  que já tem  iniciado essa ação  em Messias Targino precisa   com urgência  fazer a instalação  dos poços que já foram perfurados e perfurar os que foram  locados”, disse Pôla Pinto.  





Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.