CONTAG lamenta morte de seu ex-presidente Manoel Santos

domingo, 19 de abril de 2015 Pôla Pinto



É com pesar que a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), lamenta e informa o falecimento do deputado estadual do Pernambuco e ex-presidente da CONTAG, Manoel Santos. Manoel vinha fazendo um tratamento contra um câncer no esôfago desde 2014 e nas últimas semanas estava internado no hospital da Beneficência Portuguesa em São Paulo, aonde veio a falecer. O ex-presidente da CONTAG deixa esposa e quatro filhos. “Lamentamos profundamente e enormemente essa perda de uma grande liderança do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) e da política do Pernambuco. Sentimos neste momento um grande vazio, pois para todos e todas que fazemos a luta pelo fortalecimento da Agricultura Familiar é realmente muito difícil mensurar o que Manoel representa para todo o conjunto do MSTTR e para a política brasileira, sobretudo de Pernambuco”, destacou o presidente da CONTAG, Alberto Broch, em nome de toda Diretoria da CONTAG e do MSTTR, ao saber do falecimento de Manoel Santos.

HISTÓRICO de VIDA e MILITÂNCIA


Manoel José dos Santos nasceu no dia 07 de abril de 1952, na cidade de Serra Talhada, no Sertão pernambucano. Negro e agricultor familiar, começou a trabalhar na roça aos seis anos de idade, ingressou no movimento sindical aos vinte anos e possui como grau de instrução, o ensino fundamental.



Iniciou o seu trabalho nos movimentos sociais como Agente Pastoral da Ação Católica Rural (ACR), entre 1973 e 1978. Nessa época, filiou-se ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Serra Talhada (SRT). Já integrante ao movimento sindical, elegeu-se primeiro suplente do (STR) e, em seguida, assumiu a função de tesoureiro e, logo após, em 1981, chegou à presidência do órgão.



Em 1990, ocupou o cargo de Secretário Geral da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de Pernambuco (FETAPE) e, entre 1993 e 1998 foi eleito ao cargo de presidente da entidade. Em seguida, no período entre 1998 e 2009, ocupa a presidência da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura - CONTAG, que é a maior confederação de trabalhadores rurais da América Latina e uma das maiores do mundo. Foi o primeiro secretário rural da Central Única dos Trabalhadores - CUT e dirigente-fundador do Partido dos Trabalhadores - PT no Estado de Pernambuco.



Envolvido com o PT, se destacou como um companheiro atuante junto às diversas lideranças do partido, sendo então convidado no ano de 2002, para contribuir com o Plano de Governo e ajudar o processo de transição. Como resultado das negociações, pode citar o Programa de Alimentação Escolar - PAA, o aumento dos recursos destinados à Assistência Técnica e ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - PRONAF.



Em 2014, foi eleito deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores - PT conquistou 42.347 votos com expressivo apoio das organizações dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de Pernambuco.


FONTE: Assessoria Comunicação CONTAG- Barack Fernandes


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.