MDS investe mais de R$ 143 milhões para a construção de cisternas no Semiárido

sábado, 10 de janeiro de 2015 Pôla Pinto


Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome vai investir mais de R$ 143 milhões para garantir o acesso à água potável para o consumo de famílias, escolas rurais e para a produção de alimentos na região do Semiárido em 2015. Para isso, serão implementadas mais de 25 mil tecnologias em 56 municípios dos estados da Bahia e Minas Gerais.
A meta é construir 16.781 cisternas de placas de 16 mil litros, 8.086 tecnologias para a produção de alimentos e 810 cisternas escolares.
Foto: Ubirajara Machado/MDS.
Recursos devem garantir a construção de 25 mil cisternas na região do Semiárido. Foto: Ubirajara Machado/MDS.
Queremos garantir água por no mínimo oito meses para as famílias do Semiárido que sofrem com a seca. O programa Cisternas garante melhores condições a essas populações que podem ter água potável por quase o ano inteiro,” destaca a diretora do Departamento de Fomento à Produção e à Estruturação Familiar do MDS, Francisca Ferreira da Silva.
As cisternas são soluções simples para captar e armazenar água da chuva, tanto para consumo humano, amenizando os efeitos da seca prolongada. Com a tecnologia é possível que uma família de cinco pessoas possa conviver com a estiagem por até oito meses. Já a cisterna escolar é construída com placas de cimento e tem capacidade para armazenar 52 mil litros.
Segundo o MDS, além da implantação das cisternas, também está prevista a construção de barreiros trincheiras e barragens subterrâneas, tecnologias utilizadas para a captação e armazenamento de água para a produção de alimentos e a criação animal


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.