Proprietários podem solicitar ligação de água em terreno sem construção

domingo, 16 de novembro de 2014 Pôla Pinto


A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) disponibiliza ligação de água para terrenos antes mesmo que seja construído neles qualquer prédio. Para fazer a solicitação, o interessado deve seguir um procedimento definido pela Companhia. O primeiro passo é apresentar o documento de compra e venda do terreno ou escritura pública, no escritório da Caern que abrange a área do imóvel ou em qualquer Central do Cidadão, e fazer o cadastramento do cliente.  

Segundo explica Márcio Gomes de Carvalho, chefe da Unidade Comercial de Cadastro e Faturamento, a partir do primeiro contato, uma equipe da Caern visita o imóvel para verificar, entre outras coisas, se existe rede disponível. Depois, é feito o cadastramento do imóvel e gerada a ordem de serviço para a instalação da ligação de água.  

O prazo máximo para o atendimento da solicitação é de 15 dias úteis. Os imóveis podem ser cadastrados em quatro categorias – residencial, comercial, industrial ou pública. A cobrança da taxa de ligação é feita na fatura do cliente, podendo ser parcelada.  

CUIDADOS  

A Caern também faz um alerta para os clientes terem alguns cuidados quando fizerem transações com imóveis, para evitar prejuízos com contas de água em atraso. Como a ligação de água é vinculada ao imóvel e não ao usuário, a responsabilidade recai para o proprietário em casos de cobrança, independente de ele ter sido o dono do imóvel no período em que o débito foi gerado.  

Márcio Gomes salienta que uma consulta ao cadastro da Companhia pode evitar problemas, antes que a transação imobiliária esteja concluída. Basta comparecer ao escritório da Caern mais próximo, com o endereço completo do imóvel. Com uma consulta ao sistema comercial da empresa, é possível emitir um relatório com a situação do imóvel quanto a faturas pendentes.


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.