RN é o 7º com menos denúncias de violência contra a mulher

quarta-feira, 30 de abril de 2014 Pôla Pinto




"Ele deu tanto em mim que eu fiquei toda a roxa. Chute, ‘mãozada’, até cadeira ele rebolou em cima de mim”, disse uma denunciante anônima ao Jornal Hoje da TV Globo, em matéria sobre a violência doméstica em Mossoró veiculada em agosto do ano passado. Histórias como essa se repetem na cidade e no Estado.
 
O Rio Grande do Norte é o sétimo estado do País e o segundo da região Nordeste onde a população menos denuncia a violência contra a mulher, segundo balanço divulgado ontem (30) pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-RN) com números de acessos ao Disque 180.
 
De acordo com os dados, a taxa de registro do Estado potiguar foi de 373,90 por 100 mil mulheres em 2013. Foram 6.055 registros para um total de 1,6 milhão de mulheres. No Nordeste, o RN fica à frente apenas do Ceará (240,41 por 100 mil).
 
Outras pesquisas já apontavam para os péssimos dados de Mossoró e do Estado sobre o tema. A pesquisa Homicídios de Mulheres no Brasil, publicada ano passado pelo Mapa da Violência, mostrava a segunda maior cidade potiguar em 61º lugar no ranking nacional e primeiro no estadual.
Segundo o juiz Renato Vasconcelos Magalhães, do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Mossoró, são muitos os casos registrados todos os dias aqui, principalmente de agressão física (lesões corporais) e psicológica (ameaça). Conforme o titular da Vara, têm aumento também os casos de agressão de filhos e netos contra mães e avós.
 
Na visão do magistrado, não é possível avaliar a repercussão da lei Maria da Penha sobre os casos de violência no município. “Não se tem parâmetros para responder essa pergunta, uma vez que não temos dados dos números anteriores à edição da Lei. O fato é que com a Lei Maria da Penha  houve um maior conhecimento dos direitos das mulheres, o que incentivou se buscar mais a Justiça, o que não implica, com isso, o aumento nos números da violência”.
 
O Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Mossoró contabilizava 1.110 sentenças proferidas entre 2012 e 2013 a respeito de casos de violência doméstica. As audiências realizadas no mesmo período somaram 1.323.

BALANÇO 2013
O Disque 180 atingiu 532.711 registros no Brasil no ano passado, totalizando quase 3,6 milhões de ligações desde que o serviço foi criado em 2005. A violência física representa 54% dos casos relatados e a psicológica, 30%. No ano, houve 620 denúncias de cárcere privado e 340 de tráfico de pessoas. Foram registradas ainda 1.151 denúncias de violência sexual em 2013, o que corresponde à média de três ligações por dia sobre o tema


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.