Rio Grande do Norte registra queda de 65% nos casos notificados de dengue

quinta-feira, 10 de abril de 2014 Pôla Pinto


 
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou na última terça-feira parte do Programa Estadual de Controle da Dengue, o balanço dos registros de notificações de dengue até o dia cinco de abril. Até então, foram registrados 2.303 casos de suspeita da doença em todo o Rio Grande do Norte, uma queda de 65,56% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 6.687 notificações.
 
De acordo com a Sesap, dos 167 municípios do RN, 14 apresentaram alta incidência da doença, sendo os cinco com maior volume de notificações: Parelhas (567 casos), Natal (294 casos), Rafael Fernandes, (279 registros), Pau dos Ferros (179 notificações), e Riacho de Santana (138 suspeitas).

A técnica responsável pelo Programa de Controle da Dengue, Sílvia Dinara Alves, disse que, com a nova classificação da doença pela Organização Mundial de Saúde (OMS), implantada no Brasil este ano, é possível diagnosticar casos suspeitos com mais precisão, reduzindo os riscos de morte pela doença, pois pessoas que vivem ou fizeram viagem nos últimos 14 dias para áreas com maior incidência de dengue e presença do mosquito Aedes aegypti e apresentarem febre acompanhada de dor de cabeça, náusea, vômitos ou manchas avermelhadas na pele, já podem ser considerada como caso suspeito de dengue.

"A mudança permitiu aumentar a sensibilidade na identificação dos sinais de alarme da dengue, bem como de casos suspeitos, propiciando que o paciente seja manejado oportuna e adequadamente, de modo a impedir a evolução clínica para o agravamento da doença e para o óbito", disse Sílvia Alves.

Técnica do Programa de Controle da Dengue chama a atenção para sintomas de agravamento da doençaOs médicos chamam a atenção para alguns sintomas que, se acompanhados de febre, podem indicar que o paciente está com dengue com sinais de alarme, como: dor abdominal contínua, sangramento das mucosas, acumulação de líquidos. Os casos em que o paciente apresenta taquicardia, hipotensão arterial, extremidades frias e acumulação de líquidos com insuficiência respiratória são considerados como sendo de dengue grave e exigem imediata atuação das equipes médicas.

A técnica Sílvia Dinara aconselha àqueles que apresentarem qualquer sintoma de agravamento que vão a um posto de saúde ou hospital mais próximo, evitando a automedicação, que além de mascarar sintomas da doença, pode levar a complicações do quadro clínico.

"Trata-se de uma doença séria, que pode evoluir rapidamente a óbito, embora os sintomas sejam semelhantes aos de uma virose comum", disse.

A dengue é uma doença considerada endêmica no Brasil, ou seja, com presença constante, devido às nossas características geográficas e temporais favoráveis ao desenvolvimento do mosquito: clima quente e com presença de chuvas ao longo de todo o ano. O Ministério da Saúde afirma que, as principais medidas de combate ao mosquito continuam sendo a prevenção, como usar larvicidas, evitar o acúmulo de água parada, seja no pratinho da planta, ou nos entulhos do quintal, além de lavar pelo menos uma vez a cada sete dias os recipientes de armazenamento, como tambores e potes, deixando-os sempre tapados.

Fonte: O Mossoroense


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.