FAMILIA DE SEU CHICÃO: EXEMPLO DE AGRICULTURA FAMILIAR SOLIDÁRIA

terça-feira, 8 de abril de 2014 Pôla Pinto


“O caminho é a agroecologia. É a economia solidária. O caminho é o cooperativismo forte e combativo e um sindicalismo para representar a classe. Se nós tivermos essa cooperação e o sociativismo para organizar a base, faremos nós, uma grande comercialização solidária dos produtos vindos da agricultura familiar do nosso município.” (Raimundo do Sindicato)
 

Seu Chicão: 88 anos de amor à terra e a agricultura
 
          Localizada no Médio Oeste Potiguar o município de Janduís é uma cidade que encanta por sua beleza, fauna e flora. Terra de gente guerreira e trabalhadora. Os registros de um povo lutador vêm desde o início da sua história, pois, onde hoje está localizado o município, habitou uma tribo, conhecida por ser uma das mais aguerridas, a dos Janduís, cuja denominação deriva de Nhandu-í-a ema pequena, o corredor, o veloz. As balas e as botas dos colonizadores quebraram essa resistência, assim como a escravidão e as doenças dissolveram as tribos. Restaram a lenda e o nome.
Distante aproximadamente 20 quilômetros da Zona Urbana, a Comunidade Rural de Permissão é uma das maiores do município em termos de população. Por lá vivem os protagonistas da nossa história, a família de Seu Chicão.
Na década de 1960 veio morar nessa região os recém-casados Francisco Sena de Brito e Doralice Gonçalves da Costa, ele vindo da comunidade de Morada Nova, município de Campo Grande, ela já era residente nesta comunidade. Do casamento tiveram 18 filhos, dos quais apenas 07 sobreviveram. Naquela época a mortalidade infantil era bastante acentuada e comum entre as famílias mais simples. A Família de Seu Chicão mesmo diante dos problemas resistiu à seca e as dificuldades do sertão e conseguiu superar os desafios, tornando-se hoje exemplo de boa agricultura familiar e solidária.
          Dos sete filhos de Seu Chicão e Dona Doralice, um veio a óbito em 1971, os demais filhos se casaram, construíram famílias e todos (as) têm ligação direta com o campo. A filha mais velha Cícera Brito da Costa (62) mora na comunidade de Arrimo e participa da Feira Agroecológica produzindo bolos para vender e fomentar a sua renda. Maria da Assunção Brito (59) comercializa ovos de galinha caipira. Francisco Brito Filho (61), Tim como é conhecido, é agricultor e produtor de queijo de coalho, Francisca Maria de Brito Menino (57) é funcionária pública e também trabalha no campo, principalmente com plantas ornamentais.

A Assistente Social Raylla Brito, neta de Seu Chicão ao lado da sua mãe Rita

             Francisca Rita de Brito (52) é uma das agricultoras que mais se destaca no meio rural por seu trabalho e contribuição com a agricultura familiar, além de ser criadora de aves, ela também faz parte do grupo de mulheres produtoras de alimentos e medicamentos caseiros, participa das discussões na Associação local, é cooperada da CREDIOESTE-SOL e participa da Feira Agroecológica do Município de Janduís. Raimundo Canuto de Brito (50) é o mais novo dos filhos vivos de Seu Chicão. Esse por sua vez, é uma das maiores referências não só em Janduís como em toda região no que diz respeito a sindicalismo (é o atual presidente do SINTRAF), cooperativismo e associativismo. Raimundo se destaca por sua luta na melhoria da qualidade de vida do homem e da mulher do campo.
O termo agroecológico apesar de ser novo, já era praticado há muito tempo pela família Canuto de Brito, desde cedo, Seu Chicão orientou seus filhos no plantio e colheita de maneira correta, respeitando a natureza e seus limites. A família sempre criou aves e produziu quase tudo que ia para sua mesa.
Seu Chicão hoje chama atenção por sua virilidade e força de vontade para trabalhartrabalhar naquilo que ele mais ama: a terra, a agricultura. Hoje com 88 anos e viúvo, ele planta, colhe seus produtos e ainda tem uma ligação muito grande com os animais. Um dos fatores importantes é a grande criação de porcos que existe na propriedade. Além disso, ele também gosta de cultivar gergelim e vários tipos de fruteiras. No ano de 2008 recebeu a comenda Francisco Luciano Alves pela Câmara Municipal de Vereadores de Janduís, em homenagem ao seu trabalho e dedicação a agricultura familiar, se destacando também como o único produtor de arroz vermelho de Janduís.
Na propriedade da família que é de aproximadamente 27 hectares de terra podemos encontrar também muitas plantas nativas como carnaúbas, oiticicas, pinheiras, juazeiros, entre outros.
Uma coisa que nos chama atenção é a Agrofloresta Padre Pedro Neef’s, criada pelo sindicalista Raimundo Canuto de Brito em homenagem ao seu pai Seu Chicão, Sua mãe Dona Doralice e ao próprio Padre Pedro, no qual fala com bastante emoção da satisfação e do orgulho que sente dos três homenageados. Nesse local, também é cultivada aproximadamente 50 plantas nativas. Infelizmente a seca, dificultou um pouco o processo, já que muitas plantas não resistiram ao clima e aridez da nossa região semiárida. Segundo Raimundo, a Agrofloresta é uma das coisas mais importantes da sua vida.
Hoje, a principal contribuição que a família de Seu Chicão dá a sociedade, é que ela está implementando com as próprias mãos o debate da economia solidária e ao mesmo tempo vivenciando essa experiência.
Vale destacar, que Raimundo quando esteve Vereador foi o autor da Lei da Economia Solidária do município de Janduís, fazendo jus às experiências da sua família por considerá-la principal colaboradora da economia solidária do município.
A família de Seu Chicão torna-se exemplo para as demais famílias agricultoras já que fazem da sua pequena propriedade um imenso campo produtivo, com pessoas que estão atuando e vivendo da economia solidária, além de estarem sempre participando dos debates e discutindo as políticas públicas de convivência com o semiárido.
A chegada da primeira água da PIMC para a família de Seu Chicão e para todas as outras famílias rurais foi a do fortalecimento humano e social, além disso, outro fator importante é que elas hoje têm uma água de boa qualidade para o consumo humano, evitando assim muitas doenças, tendo em vista que antes, eram comuns verminoses e outros tipos de bactérias devido à péssima qualidade da água que era consumida pelas famílias.
A expectativa da chegada da segunda água do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) é de melhorar cada vez mais a vida dos agricultores e agricultoras da Família em destaque e de todas as outras famílias Janduienses, pois agora eles terão água para  produção de alimentos e para seus animais, gerando a segurança alimentar na sua casa e na sua família.
A família de Seu Chicão é um exemplo a ser mirado, tendo em vista, que são pessoas que lutam diariamente por uma melhor qualidade de vida, não só de sua família, mas também do bem e da prosperidade de toda a comunidade rural em que vivem. A luta é grande, mas que trará muitas benfeitorias para todos os homens e mulheres o campo.
 

Toda Família de Seu Chicão reunida em frente ao casarão na comunidade de Permissão 


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.