BENEFICIÁRIOS DO PAIS (PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA INTEGRADA SUSTENTÁVEL) PARTICIPAM DE FORMAÇÃO

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014 Pôla Pinto



Os agricultores Familiares de Messias Targino beneficiados pelo Programa de Produção Agroecológica Integrada Sustentável (PAIS), participaram nesta terça-feira (11) de uma capacitação no Centro de Cultura e Eventos de Messias Targino, sobre os cuidados no cultivo e na comercialização dos produtos Agroecologico.
 
Os trabalhos foram Coordenados pelo instrutor local Roberto Brigido e contou com a parceria da secretaria da Agricultura, Emater e a Prefeitura de Messias Targino.
 
Segundo Maria José de Melo umas das beneficiadas do PAIS atribui ao programa o sustento familiar. Há quase um ano no PAIS, já colhe os frutos do desenvolvimento proporcionado pelo programa. “Consegui ampliar a diversidade de culturas e isso foi fundamental para conseguir um faturamento melhor”, diz a produtora, que instalou a unidade em uma pequena área arrendada no Sitio Junco de Cima, zona rural do município de Messias Targino.
O cultivo de hortaliças, como coentro, alface, pimentão, couve e cebolinha, assim como galinha, guiné e porco, envolve todos os cinco membros da família, que vendem o que sobra da produção de porta em porta e nas feiras livres de Messias Targino, Janduís, e cidade vizinha.  
 
O PAIS é resultado de uma parceria entre a prefeitura Municipal de Messias Targino, o Sebrae, a Fundação Banco do Brasil e o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES). O programa aproveita pequenas áreas para produzir integradamente várias culturas, desde hortaliças a animais, sem agredir o ambiente. Baseando-se nos pilares alimentação, geração de renda e empoderamento, o PAIS possibilita que pequenos agricultores tenha condições de cultivar os gêneros que necessitam e ainda fazer negócios, com a venda do material excedente em feiras agroecológicas, melhorando a qualidade de vida desses produtores e da comunidade como um todo.


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.