Literatura infantil

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014 Pôla Pinto





Professora Margarida Barbosa de Lira é autora do livro



Com o objetivo de ressaltar a importância da leitura, a professora Margarida Barbosa de Lira está lançando o seu primeiro livro. A ideia de escrever a obra destinada ao público infantil partiu do seu desejo de fazer alguma coisa que despertasse o interesse de seus alunos da Associação Comunitária Santa Terezinha e Programa de Desenvolvimento de Área (PDA) Carnaúba, pelos livros. O livro tem como título “O menino que descobriu o mundo mágico da leitura”.
 
“Eu notei que apesar de os alunos gostarem muito das histórias, eles tinham preguiça de ler. Então, há cinco anos eu comecei a fazer um texto que mostrava que a leitura, o conhecimento, abrem portas”, comenta.
Segundo a autora, o livro conta a história de um menino que não gostava de ler, que descobriu o prazer da leitura através de uma professora.
 
A professora, autora do livro, frisa que toda a história se passa no município de Messias Targino, trazendo além da história do menino e a importância da leitura, personagens reais, bastante populares na cidade, e conta também um pouco da história da cidade. Ela diz ainda que o personagem principal da história tem característica de alguns de seus alunos do PDA.

História do livro
A autora conta que o menino, filho de uma lavadeira, tinha o sonho de conhecer lugares diferentes, mas achava que não precisava estudar para poder realizar seus desejos. Para ele, o que o faria crescer era ser um jogador de futebol, e por não gostar de estudar, ele sempre dava trabalho nas aulas. Até que um dia, sua professora, na tentativa de ajudá-lo, de chamar sua atenção, pediu para ele ler um texto sobre os países que iriam participar da copa do mundo, e o menino saiu da sala correndo, porque não queria que seus colegas soubessem que ele não sabia ler.
Depois da aula a professora viu o menino sozinho, chorando e decidiu que iria alfabetizá-lo, dando aulas em sua casa, sem que ninguém soubesse.  Com medo de desapontar a mãe, que achava que ele sabia ler, o menino saía de casa todos os dias dizendo que ia jogar bola. A professora tinha bastante paciência, porque o menino dizia que nunca ia aprender.
Aos poucos, o menino foi descobrindo que a leitura o levava para outro mundo, outra dimensão, se envolveu com as histórias.
O menino não realizou o sonho de conhecer o mundo, mas sempre que queria conhecer algo novo, ele procurava ler sobre aquilo.
E em vez de jogador de futebol o menino se tornou professor.

Lançamento O livro “O menino que descobriu o mundo mágico da leitura”, escrito por Margarida Barbosa de Lira, será lançado no dia 22 de fevereiro, no Centro de Cultura de Messias Targino, às 18h30.
A obra foi editada pela Queima Bucha, conta com ilustrações de Débora Cristina e prefácio assinado por Sueli Silva, uma professora sua do tempo da faculdade.
No prefácio, Sueli Silva afirma que a leitura abre uma grande janela para a formação em todos os sentidos. Segundo ela, neste livro, a Professora Margarida nos convida a olhar por essa janela e apreciar as transformações que a leitura pode proporcionar.
“Um menino, uma professora e um livro. Esse é o trio que a Professora Margarida nos apresenta para mostrar que é possível acreditar, plantar esperança, colher vitórias e mudar histórias. Sua mensagem é clara: a leitura levará a criança a compreender como é gostoso aprender, descobrir, conhecer e transformar-se”, frisa.

Novo projeto
A professora adianta que já tem em mente um novo projeto, que será a continuidade deste seu primeiro livro, abordando a questão da educação inclusiva na escola regular.
“Com este novo livro pretendo mostrar a importância e o direito que a criança deficiente tem de estar estudando na escola regular de ensino, porque as crianças com deficiência não podem ficar à margem da sociedade, além de homenagear minha mãe, que é surda e muda”, comenta.
Margarida afirma que o tema será tratado a partir de um menino portador de deficiência, que é filho do professor, personagem principal do primeiro livro.
  Fonte: http://www.defato.com/noticias/30909/literatura-infantil




Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.