Pesquisadores avaliam que feriado da Proclamação da República passa despercebido por muitos mossoroenses

sexta-feira, 15 de novembro de 2013 Pôla Pinto


 A Proclamação da República é uma das mais importantes datas da história do Brasil. Ocorrida em 15 de novembro de 1889, marcou a transição do país de Império para o sistema republicano, e até hoje é comemorada por todo o país. Em Mossoró, o feriado praticamente perdeu seu sentido cívico e patriótico, sendo substituído por viagens ou festas casuais.
No Rio Grande do Norte, a Proclamação da República foi recebida sem emoção. Não despertou entusiasmo da classe política, muito menos da opinião pública, segundo historiadores. Na época, em Mossoró, Manuel Cirilo dos Santos era o presidente da Intendência (cargo equivalente ao de prefeito) desde 1887, para exercer um mandato de quatro anos, no que seria o último do regime imperial.
De acordo com o professor, pesquisador e historiador da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Lemuel Rodrigues, a Proclamação da República vem perdendo sua importância, muito pela falta de iniciativas que relembrem o acontecimento, e que tornem a comemoração menos substancial e genérica e mais patriótica e contextual.
Segundo informações, os militares não farão em Mossoró nenhuma intervenção em prol do Dia da Proclamação da República, o mais provável é que haja algum ato no dia 19 de novembro, em que se comemora o Dia da Bandeira.
De acordo com o subtenente Luiz Mazzarolo, responsável pelo Tiro de Guerra (TG) de Mossoró, a data é importante, mas apesar de ter acontecido via um levante militar, não tem grande significado para os oficiais nos dias de hoje, ele afirma que o Dia da Bandeira, que ocorre depois da Proclamação da República, é muito mais celebrado, por representar um importante culto à bandeira nacional e ser o marco de formação de 100 atiradores pelo TG no ano.
Para historiador, movimento republicano no Brasil não pode ser descrito como um movimento popular
De acordo com o historiador Lemuel Rodrigues, o movimento republicano no Brasil não pode ser descrito como um movimento popular, muito menos de ruptura. Seus traços são muito mais parecidos com um golpe imposto pelos militares e oligarquias familiares a fim de derrubar o regime imposto.
No Rio Grande do Norte, não foi diferente. Segundo o pesquisador, não houve movimento popular, até mesmo porque não havia organizações de trabalhadores que discutiam esse aspecto. "Temos no Seridó a família Medeiros e, em Natal, a Maranhão, como os principais patrocinadores da causa republicana", diz Lemuel.
"Em Mossoró, algo mais engraçado me chama a atenção. Tentou-se criar uma cultura de que nossa cidade foi pioneira em movimentos como o abolicionista e o republicano, mas essa tese vem caindo por terra, até porque é muito mais uma estratégia política. Mossoró foi tímida em ambas as discussões, jamais foi protagonista", descreve o historiador.
Quanto aos dias atuais, Lemuel Rodrigues informa que há um desmantelamento da cultura patriótica, muito pelas mazelas deixadas pelo período militar. "As pessoas têm uma recusa inconsciente a estes símbolos nacionais, os militares de certa forma tentam se distanciar da imagem da proclamação e os professores e historiadores muitas vezes se furtam a promover uma discussão profunda sobre estas datas e sua importância", finaliza.
DATAS IMPORTANTES QUE CONDUZIRAM À PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
1808 - Chegada da Família Real ao Brasil
1815 - Brasil é elevado a Reino Unido de
Portugal e Algarves
1822 - Independência do Brasil
1889- Proclamação da República
Fonte: O Mossoroense


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.