Mudança climática resulta em chuva de granizo numa das regiões mais secas do RN

terça-feira, 5 de novembro de 2013 Pôla Pinto


População registrou o fenômeno com fotos divulgadas em redes sociais   - Felipe Bezerra População registrou o fenômeno com fotos divulgadas em redes sociais - Felipe Bezerra Mudança climática que atinge parte do Norte e Nordeste brasileiros acabou resultando num fenômeno raro no Rio Grande do Norte. Na noite do último domingo, uma chuva de granizo caiu numa das áreas mais secas do Rio Grande do Norte, em pleno sertão do Seridó.
O fenômeno ocorreu na cidade de Santana do Seridó e acabou surpreendendo os moradores da região. O fato foi registrado com fotos e vídeos publicados nas redes sociais. De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), a chuva pode ter sido provocada por um vórtice ciclônico de ar superior que está atuando sobre a região Nordeste.
Este fenômeno induz a formação de instabilidades sobre a região desde que esteja numa posição favorável. Santana do Seridó é uma dos 150 municípios que estão em estado de calamidade pública por conta da seca. Informações extraoficiais dão conta de que a última chuva com granizo na região data da década de 1970.
CHUVAS
A quebra de rotina no Rio Grande do Norte não se limitou à chuva de granizo no Seridó. Segundo a Emparn, choveu uma média de 80 a 100mm no interior do Estado. No município de Tenente Ananias, por exemplo, choveu 78mm, o que equivale à expectativa de chuvas de outubro, novembro e dezembro.
Ainda segundo os meteorologistas da Emparn, as chuvas devem persistir até hoje (5), porém em menor intensidade.


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.