Prefeitura lança semana Mundial de Amamentação

quarta-feira, 7 de agosto de 2013 Pôla Pinto


A prefeitura Municipal de Messias Targino, através da  Secretaria Municipal de Saúde, lançou  nesta Terça - feira (06) no Centro de Cultura e Eventos, a Semana Mundial de Amamentação, com objetivo de envolver todas as mães gestante e também em lactação.
 
 
O evento teve inicio com uma palestra ministrada pelo o medico Dr. Mario Marcos com o tema “aleitamento Materno”.
 
É por meio do aleitamento materno que o recém-nascido recebe os nutrientes necessários para o organismo, por isso é essencial que eles sejam alimentados durante os primeiros seis meses exclusivamente com leite materno. Porém, no mundo isso acontece com menos de um em cada três bebês. A partir dos seis meses podem ser acrescentados alimentos complementares, de preferência na forma pastosa, associados com a amamentação, que ainda deverá ser mantida por dois anos ou mais.
 
Vale lembrar que a mal nutrição responde por uma em cada três mortes entre crianças menores de 5 anos, sendo mais de dois terços associadas a alimentação inapropriada no primeiro ano de vida da criança.
No caso do colostro (leite mais grosso e de cor amarelada produzido ao final da gestação), a recomendação é que ele seja dado ao recém-nascido até uma hora após o parto.
Benefícios do leite materno
Segundo o Ministério da Saúde, o aleitamento materno funciona como uma verdadeira vacina e protege a criança de muitas doenças, como a anemia. Além disso, o leite é rico em molécula PSTI, responsáveis por proteger e reparar o intestino do bebê, o que é ótimo para evitar as cólicas intestinais que afligem os pequenos com freqüência neste período.
 
Outro benefício é a sucção do peito que a amamentação exige. O movimento é um excelente exercício para o desenvolvimento dos músculos da face da criança e ajuda na formação da arcada dentária, da fala e, ainda, melhora a respiração da criança.
  
O aleitamento materno auxilia também a recuperação da mãe, diminuindo o risco de hemorragia, anemia, diabetes, câncer de mama e de ovário. E mais: ainda ajuda a perder os quilinhos adquiridos durante a gravidez e a estreitar os laços entre a mãe e o bebê.


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.