Prefeitura de Messias Targino vai lançar Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, na terça-feira

quinta-feira, 30 de maio de 2013 Pôla Pinto


A Prefeitura Municipal de Messias Targino, através da Secretaria Municipal de Educação, realizará na terça-feira (4), a partir das 15:00h, na Câmara de Vereadores, o lançamento oficial do Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa. A informação foi passada pela secretária de educação, Regivânia Rodrigues.
Segundo Regivânia, o pacto é um compromisso formal assumido pelos Governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e Municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafo fônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.
Ao aderir ao Pacto, os entes governamentais se comprometem a: alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática; realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo INEP, junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental e no caso dos Estados, apoiar os Municípios.
O prefeito de Messias Targino, Arthur Targino (PMDB), e todos os secretários já  confirmaram  participação no evento.


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.