sábado, 13 de abril de 2013 Pôla Pinto

Sape e Instituto Nacional do Semi-Árido discutem fortalecimento da palma


Palma é tida como uma boa fonte de alimento para os animais  - mochileirosrn.blogspot.com Palma é tida como uma boa fonte de alimento para os animais - mochileirosrn.blogspot.com Na tarde dessa sexta-feira (12), a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape) realizou uma reunião com órgãos da administração indireta do Governo do RN e com o Instituto Nacional do Semi-Árido (INSA) para discutir a criação do gabinete da palma no RN.
O objetivo do encontro é revitalizar as áreas afetadas pela praga da cochonilha do carmim, que no Rio Grande do Norte já dizimou aproximadamente 100 hectares de palma no município de Equador.
A proposta de criação do gabinete traz ao RN a possibilidade de juntar instituições de pesquisa, universidades, sociedade civil, governos e prefeituras para alertar sobre a praga e adotar medidas necessárias para impedir que a doença se alastre e infecte outras variedades da planta.
Da reunião dessa sexta-feira foram elencados tópicos que estarão presentes no documento a ser entregue na reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural, no próximo dia 17 de abril.
A ideia é criar condições necessárias para a expansão da cultura como alternativa para a alimentação de animais em áreas afetadas por problemas como o vivenciado no atual momento, pela longa interrupção dos períodos chuvosos.
Produto é importante para a alimentação de animais na região
De acordo com o secretário da Sape, Júnior Teixeira, a palma é um elemento importante para alimentação do gado em período ou não de estiagem.
O titular da pasta ainda comentou que já foram tomadas providências para a defesa vegetal junto ao Ministério da Agricultura.
"A palma é hoje uma das bases que sustentam a alimentação do rebanho, principalmente o gado leiteiro. No RN, já fizemos o zoneamento agrícola pelo Ministério da Agricultura e sabemos os municípios indicados para a produção da palma. Com isso, esperamos aumentar a produção do vegetal resistente à praga que entrou no Estado", disse.
O pesquisador-bolsista do INSA e professor da UFPB, Daniel Duarte, explicou que o Instituto está trabalhando para tentar recompor a área da palma dizimada na Paraíba e trazer ao RN a experiência no combate à cochonilha do carmim.
"A nossa meta é criar nos nove estados do Nordeste um gabinete da palma para o semiárido. Queremos que a palma seja tratada como uma política pública e não como uma planta desprezada", concluiu.


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.