quinta-feira, 11 de abril de 2013 Pôla Pinto


Pôla Pinto  participou  de  abertura da formação inicial do Projeto MOVA - Brasil

Teve início na tarde de segunda-feira, 8/04, no Hotel VillaOeste, na cidade de Mossoró, a capacitação de coordenadores e monitores do Projeto MOVA–Brasil 2013. A convite  da Coordenadora do Polo do Rio Grande do Norte do  Projeto MOVA-Brasil, “Desenvolvimento & Cidadania,” Josileide Silveira de Oliveira, o vice-prefeito e presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Messias Targino, Pôla Pinto,   participou  da abertura do evento.

Pôla Pinto  destacou que o projeto Mova-Brasil  tem sido  de grande importância, pois tem servido para  que muitos agricultores familiares  seja alfabetizados   passando a uma nova realidade. “ Nós da FETRAFRN  temos tido oportunidade de acompanha  o projeto desde de sua implantação e somos ciente  de sua importância”, registrou o dirigente.   

Inspirado no Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA), criado pelo educador Paulo Freire, o Projeto é desenvolvido pelo Instituto Paulo Freire (IPF), em parceria com a Petrobrás e a Federação Única dos Petroleiros – FUP, contando com o apoio do SINDIPETRO-RN.
A capacitação compreende cinco dias de curso com representantes de 37 municípios do Rio Grande do Norte.  Os participantes debaterão sobre a “Importância do Trabalho no Século XXI” e “Letramento e Alfabetização”, além da doutrina educacional promovida por Paulo Freire. Este ano, o Projeto terá 170 turmas de 20 a 25 alunos, cada, com aulas pela manhã, tarde e noite.
A solenidade de abertura do evento contou com a presença de lideranças sindicais e comunitárias. Pelo SINDIPETRO-RN, participaram os diretores Jailson Morais, que também coordena o Projeto em âmbito estadual, Pedro Idalino e o assessor José Aldeirton.  Todos ressaltaram a importância do MOVA - Brasil para os municípios e o impacto positivo que a alfabetização pode gerar no desenvolvimento educacional e profissional dos educandos. A capacitação prosseguirá por toda a semana com palestras, vídeos e avaliações.

Alem de Pôla Pinto  estiveram presente no evento os dirigentes da FETRAFRN, Raimundo Canuto que é  presidente  do Sintraf de Janduis e presidente  da Cooperativa de Crédito Solidário da Agricultura Familiar do Oeste Potiguar – CREDIOESTE-SOL  e Hildebrando  Rocha  do Sintraf  de Campo Grande.


Pôla Pinto,  esclareceu que nesta a etapa  vão funcionar  apenas duas turmas  em Messias Targino, onde o projeto  tem atuação desde 2005, em parceria com a Prefeitura Municipal e o sindicato. Os dois monitores que foram selecionados para atuarem no projeto  estão participando da capacitação.





Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.