sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013 Pôla Pinto

Chuvas não devem ultrapassar média este ano

 
 
 
 
 
 

As previsões meteorológicas mais recentes apontam chuvas entre a média e abaixo da média para Mossoró, conforme o resultado do segundo encontro de meteorologistas do Nordeste, ocorrido no período 22 a 25 deste mês, em Fortaleza.
As projeções realizadas em dezembro do ano passado sofreram pequenas alterações, mas não foram suficientes para caracterizar os próximos três meses como um período de bom inverno, como informa meteorologista e professor da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), professor José Espínola.
De acordo com o resultado do encontro, há 45% de chances de os índices pluviométricos ficarem abaixo da média, 35% de chances de se manterem na média e apenas 20% de chances de ultrapassarem a média que, em Mossoró, é de 685 mm por ano.
Ao longo dos meses de fevereiro a abril a previsão é de que as precipitações totalizem 430mm, distribuídas da seguinte forma: 100mm em fevereiro, 170mm em março e 160mm em abril.
O ano não deve ser seco como 2012. As chuvas devem ocorrer, mas irregularmente. Assim, os locais que tiverem chuvas em torno da média e com precipitações bem distribuídas podem ser considerados privilegiados. O importante para a nossa agricultura, no entanto, é a distribuição das chuvas.
A situação é preocupante em todo o Estado. De acordo com o meteorologista, em 121 municípios do Rio Grande do Norte ainda não choveu e a previsão não indica um bom inverno. Dificilmente, segundo o meteorologista, os açudes sangrarão.
Mas os modelos de previsões ainda estão indefinidos, o que não ajuda muito nas definições. Espínola explica que, para que as condições sejam propícias às chuvas as águas que do Oceano Atlântico localizadas no hemisfério Sul devem estar aquecidas. No entanto, não é isso que ocorre até o momento e as previsões para os próximos três meses não indicam esse aquecimento.

REUNIÕES – O primeiro encontro de meteorologistas do Nordeste ocorreu no mês de dezembro, em Campina Grande (PB). Desde então, as reuniões passaram a ser realizadas mensalmente. A próxima reunião será no período de 19 a 20 de fevereiro, em Natal. Já em março, o encontro acontece em Recife (PE).

BOX NÚMEROS:
Há 45% de chances de os índices pluviométricos ficarem abaixo da média, 35% de chances de se manterem na média e apenas 20% de chances de ultrapassarem a média que, em Mossoró, é de 685 mm por ano.

Gazeta do Oeste


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.