terça-feira, 29 de maio de 2012 Pôla Pinto



Secretaria municipal de saúde vai realizar Caminhada contra Tabagismo

“Messias Sem Cigarro”.Com esse tema a Secretaria Municipal de Saúde de Messias Targino, vai realizar uma caminhada para marcar o Dia Mundial sem Tabaco, comemorado dia 31 de maio.

O objetivo é mostrar à comunidade a importância da prevenção contra o início do uso do cigarro, principalmente para os jovens. A caminhada será realizada na sexta-feira (1º), saindo do Ginásio de Esporte Onésimo Teixeira Ribeiro, as 16:00h, e vai percorrer as principais ruas da cidade.

Para participar da caminhada, está sendo mobilizadas crianças, jovens e adultos da rede de ensino e da área da saúde.Também serão usados cartazes para mostrar as doenças causadas pelo uso do cigarro.

Estudos comprovam que o tabaco é a segunda droga mais consumida entre os jovens, no mundo e no Brasil, e causa cerca de 50 doenças diferentes, como o câncer, as doenças cardiovasculares e pulmonares.

A prefeita Shirley enalteceu a iniciativa da secretaria de saúde em está organizando o evento. “A meta é estimular as mudanças de comportamento relacionadas ao tabagismo, entre alunos e comunidade, e prevenir a iniciação entre os adolescentes”, enfatiza.

LEI- De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a fumaça dos derivados do tabaco (cigarros, charutos, cachimbos), que polui ambientes fechados é cancerígena. O fumante traga 4.700 substâncias, e 400 delas muito tóxicas, como a nicotina, a amônia e o benzeno e que são despejadas da ponta do cigarro para o ambiente.

O único método eficaz para reduzir os riscos à saúde é a proibição do fumo em ambientes fechados. No Brasil, a Lei Federal nº9.294/96 e o Decreto Federal nº2.018, que regulamenta a Lei, estabeleceram importantes avanços na proibição do fumo em ambientes fechados de uso coletivo, tanto em instituições públicas, quanto em espaços privados.


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.