sábado, 7 de abril de 2012 Pôla Pinto


Plantações em Messias Targino estão ameaçadas devido à falta de chuvas
Mesmo com todo esforço da prefeitura municipal através da Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente que garantiu a distribuição de conte de terras para os agricultores familiares a maioria das plantações de milho e feijão em Messias Targino estão ameaçadas devido á falta de chuvas.Mesmo assim alguns agricultores ainda acreditam em uma boa colheita para este ano.
O município de Messias Targino está incluído na relação dos Municípios que apresentaram situação de chuvas abaixo do normal em março de 2012 e que fazem parte da região semiárida do Estado, na qual o período chuvoso se concentra entre os meses de fevereiro a maio. Desde que começou o período de inverno choveu apenas 289,5 mm em Messias Targino.
Neste sábado em seu programa semana, na rádio Juventude FM, a prefeita Shirley Targino(PR) falou sobre a situação e disse que na próxima semana o município poderá está decretando estado de emergência devido às poucas chuvas.
As plantações que precisam de mais tempo para ser colhidas, como é o caso do milho, em que o período entre o plantio e a colheita é de 80 dias são as mais prejudicadas.

ANÁLISE DAS CHUVAS OCORRIDAS EM 2012 NO RIO GRANDE DO NORTE
De acordo com o monitoramento da Gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte-EMPARN,em 2012 tem acontecido uma irregular distribuição temporal e espacial das chuvas. Isso é resultado das condições dos oceanos Pacífico e Atlântico durante os meses de janeiro e fevereiro de 2012. No Pacífico, a condição de neutralidade na temperatura das águas superficiais não tem interferido de forma direta na ocorrência de chuvas na região, mas o Oceano Atlântico, com o seu setor sul apresentando águas mais frias do que o normal, tem prejudicado a ocorrência de chuvas principalmente durante o mês de março, que segundo a climatologia é um dos meses, juntamente com o mês de abril, que apresenta maiores índices pluviométricos .

TENDÊNCIA DE CHUVAS PARA O MÊS DE ABRIL DE 2012
Foi observada uma melhora nas condições do Oceano Atlântico no tocante à temperatura das águas superficiais desse oceano. Essa melhora indica que para o mês de abril a condição de ocorrência de chuvas na região semiárida terá uma melhora em relação ao mês de março de 2012, e que deverão ocorrer chuvas em torno da normalidade, que em valores significa índices próximos dos 200 mm em média, mas com grande variabilidade temporal e espacial. Para a região litorânea do Estado, onde está inserida a região da grande Natal, as chuvas também deverão ficar próximas da normalidade. Lembrando que o período chuvoso principal no leste do Estado ocorre entre os meses de abril a julho. Alertamos também para a ocorrência de eventos com chuvas intensas devido às boas condições de vento e temperatura das águas do oceano Atlântico sul. Por isso, o acompanhamento da previsão do tempo se faz necessário.


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.