quarta-feira, 18 de abril de 2012 Pôla Pinto

Fetraf entrega pauta de reivindicações ao governo federal


A direção da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf) entregou à Secretaria-Geral da Presidência da República, nesta quarta-feira (18/4), a pauta de reivindicações da 8º Jornada Nacional de Luta da Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontece no mês de maio, em Brasília.
fetraf entrega pauta de reivindicações (foto destaque)
Foto: Elisângela Pires/SG
A pauta destaca sete questões centrais referentes a organização e representação sindical, acesso à terra, reorganização dos instrumentos de política agrícola para a geração e garantia da renda da agricultura familiar, inclusão socioprodutiva da juventude rural, dentre outros.

Durante a reunião, a coordenadora-geral da Fetraf, Elisângela dos Santos Araújo, relatou o processo de mobilização iniciado em março, com a realização de encontros municipais e regionais. De acordo com ela, em 2012, além de reivindicações históricas, a Fetraf também está entregando ao governo federal uma pauta emergencial com ênfase nas questões como negociação da dívida dos trabalhadores rurais, estiagem nas regiões Sul e Nordeste e o programa Minha Casa e Minha Vida no campo.


Diogo de Sant’ana, chefe de gabinete da Secretaria-Geral, garantiu a abertura das negociações e realização de reuniões específicas para tratar do conteúdo da pauta. A resposta do governo federal aos agricultores rurais acontecerá em maio. A diretora do Departamento de Diálogos Sociais da Secretaria-Geral, Maria Augusta Assirati, também participou da reunião que contou com dez representantes da Fetraf. Essa federação está organizada em 18 Estados, com mais de 600 sindicatos e associações sindicais filiados e cerca de 500 mil agricultores associados.


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.