quarta-feira, 11 de abril de 2012 Pôla Pinto


Agricultura Familiar de Messias Targino já começa sentir os efeitos da estiagem
O município de Messias Targino que tem uma das melhores organização da produção da região oeste já começa a sentir os efeitos da estiagem.
As poucas chuvas acumuladas este ano não chegou a 300 mm e já comprometeu as plantações de milho que precisam de mais tempo para ser colhido. A esperança ainda persiste com a colheita do feijão que está em fase de floração, mas dependente ainda de mais chuvas.
O pouco acumulo de água nos pequenos açudes das comunidades rurais já é um indicativo de um problema sério. Já que a água acumulada será insuficiente para o rebanho e até para o consumo humano.
Os animais de criação já começam a sofrer devido a má formação das pastagens, os insumos para alimentação dos rebanhos estão numa subida de preços desenfreada que em épocas de bom inverno estariam em baixa de preços, tudo isto estão trazendo sérios riscos a produção leiteira do município que é um dos maiores produtores de leite do Médio Oeste, podendo acarretar um colapso na produção e para muitos produtores que não tem outro meio de sobrevivência.
Um dos principais evento do calendário festivo do município de fortalecimento da agricultura familiar, o torneio leiteiro que estava programado para acontecer no mês de maio, foi adiado devido aos efeitos da estiagem que já é sentido pelos criadores.
Os efeitos da estiagem também já é sentido na feira da agricultura familiar local que já sente a diminuição na oferta de produtos, onde no ano passado nesse período se tinha grande oferta de produtos como feijão e milho verde.
O município de Messias Targino está incluído na relação dos municípios que apresentaram situação de chuvas abaixo do normal em março de 2012. A prefeita Shirley Targino (PR), já está ciente das dificuldades que pode ser enfrentada com os efeitos da estiagem e deverá ainda esta semana decretar estado de emergência devido às poucas chuvas.
O técnico do escritório local da emater no município, Aderbam Medeiros, concorda que os efeitos da estiagem é inevitável e que o quadro pode se agravar ainda mais.
Já o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf) de Messias Targino, Pôla Pinto, disse que o grande momento para discutir ações para combater os efeitos da estiagem será durante a VIII Jornada de Luta da Agricultura Familiar que está acontecendo nos municípios neste mês de abril e no estado do Rio Grande do Norte e na região do nordeste em maio.


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.