segunda-feira, 5 de março de 2012 Pôla Pinto

Representantes do SINTRAF de Messias Targino vão participar de Conferência Territorial de Assistência Técnica
Cinco dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf) de Messias Targino, vão participar nesta terça-feira (6), da Conferência Territorial de Assistência Técnica e Extensão Rural Sertão do Apodi, que acontecerá no IFRN. A informação foi passada pelo presidente do Sintraf, Pôla Pinto.

Segundo Pôla Pinto, o objetivo da conferência é debater o papel da assistência técnica e propor diretrizes para a política nacional de Ater. “As conferências territoriais tem discutido às questões específicas do nosso estado”, esclareceu. “Entendemos que assistência técnica tem um papel decisivo no processo de desenvolvimento da agricultura familiar, por estar em um estado onde chove pouco”, completou.Ainda de Messias Targino vão participar da Conferência Territorial, representantes do Centro Juazeiro, Ematern e Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente.
O debate na conferência será dividido em cinco eixos: Ater e o Desenvolvimento Rural Sustentável; Ater para a Diversidade da Agricultura Familiar e a Redução das Desigualdades; Ater e Políticas Públicas; Gestão, Financiamento, Demanda e Oferta dos Serviços de Ater; e Metodologias e Abordagens de Extensão Rural.
No estado do Rio Grande do Norte serão realizadas ao todo oito conferências territoriais e uma conferência estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural, articuladas pela Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Rio Grande do Norte, em conjunto com o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRUS), a Secretaria Estadual de Agricultura e Pesca (SAPE) e o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RN).

A Conferência Estadual encerra a série de eventos, nos dias 15 e 16 de março e a Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar (1ª CNATER) que acontece de 23 a 26 de abril, em Brasília (DF).


FETRAF/RN debateu situação da Assistência Técnica em todo estado
A Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Rio Grande Norte (FETRAF-RN), realizou em todo estado, durante os Seminários Regionais de Formação Sindical um grande debate em torno da situação da Assistência Técnica, onde foi possível construir um verdadeiro diagnostico da situação no estado.

Ficou constado que a falta de assistência técnica tem dificultado para que os agricultores familiares possam avançar no processo de produção e comercialização como também de está acessando diversas políticas públicas.

Esse debate pioneiro feito pela FETRAF-RN, tem servido para mobilizar seus dirigentes para participarem das conferências territoriais e produzindo uma intenção mais qualificada nos debates.

Antes da realização dos Seminários Regionais de Formação Sindical, os dirigentes das FETRAFs de todos os estados do Nordeste estiveram reunidos em Salvador, onde promoveram um grande encontro que debateu também a situação da Assistência Técnica na região nordeste.


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.