domingo, 11 de março de 2012 Pôla Pinto

Gestantes receberão auxílio financeiro do SUS para deslocamento


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, juntamente com o presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Jorge Fontes Hereda, assinaram na última quinta-feira, 8, contrato que garantirá a todas as gestantes atendidas no Sistema Único de Saúde (SUS) benefício - até R$ 50,00 - de apoio ao deslocamento para realização das consultas de pré-natal e para o parto. Desde sexta-feira, 9, o sistema já está disponível

para que os Municípios solicitem a senha de acesso.

Outra novidade anunciada por Padilha é a inclusão do exame de eletroforese de hemoglobina para detecção da anemia falciforme, mais prevalente nas mulheres negras. A incorporação desse exame vai gerar impacto de R$ 12 milhões, por ano, em investimentos da Rede Cegonha.

Em 2012, um milhão de gestantes (mais de 40% das gestantes usuárias do SUS) devem receber o benefício. Até 2013, a meta é alcançar todas as grávidas (2,4 milhões). Por meio da Rede Cegonha, o Ministério da Saúde tem investido em medidas para evitar atitudes discriminatórias e violentas contra as mulheres.

Essas medidas incluem a qualificação do atendimento no parto e ao nascimento, de forma humanizada, e através da qualificação das maternidades.

Também preveem o acompanhamento das gestantes e identificação dos riscos social e clínico. As mulheres negras têm como principais causas de óbito materno hipertensão e hemorragias. O Ministério da Saúde também tem capacitado profissionais e qualificado serviços que atendem às mulheres em situação de violência


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.