quarta-feira, 11 de janeiro de 2012 Pôla Pinto


Saúde Pública


Médico Alerta para Riscos de Dengue na Zona Rural de Patu
Em visita realizada, no último dia 07 de Janeiro, à Escola Municipal “Epitácio Andrade”, na comunidade Várzea da Jurema, na zona rural de Patu, situado no médio-oeste potiguar, o médico sanitarista Epitácio Filho constatou, in loco, condições propícias para se desenvolver um surto epidêmico de dengue, que pode atingir a população da localidade.
Foto: Epitácio Filho
Cacimbão sem tampa com água parada
O principal risco a saúde dos comunitários está num cacimbão sem tampa com água parada, localizado a frente da escola rural, que homenageia o pai do médico, o ex-prefeito Epitácio de Andrade.
Foto: Macélio Limão
Médico Epitácio Filho e a placa da escola da Várzea da Jurema
A escola municipal da Várzea da Jurema foi construída no ano de 1987, e foi restaurada em 1993, conforme placa aposicionada no local. Atualmente, está em recesso escolar, mas além dos alunos da localidade, recebe também os alunos da comunidade Rajada. Alerta o médico Epitácio Filho, que o risco de acidente com as crianças também está presente pelo fato do cacimbão e da cisterna localizados no entorno da escola estarem sem tampas.
Foto: Epitácio Filho
Cacimbão sem tampa no entorno da escola
O estado de conservação da escola requer cuidados urgentes e “deve ser aproveitado o período de recesso escolar para se promover serviços de reparo no reboco das paredes e a recuperação das calçadas”, afirmou Macélio Limão, 34 anos, que acompanhava o médico sanitarista na visita a escola e lembrou que aquela unidade de ensino foi onde iniciou seus estudos.

Comentário de Carlos George sobre a Matéria "Ameaça de Dengue na Zona Rural de Patu"


O Aedes aegypti adaptou-se aos centros urbanos, onde as alterações provocadas pelo homem propicia sua proliferação, desta forma prefere locais com aglomerados de pessoas com pequenos depósitos com água parada tipo caixa de água, tanques e potes. Em localidades rurais não tem problemas devido ao equilíbrio natural com elevado número de predadores o que normalmente esse tipo de cacimbão não provoca dengue.

Carlos Georg.
Técnico do Seapac
Serviço de Apoio a Projeto Alternativos Comunitários.

Comentário de Epitácio Filho sobre o Comentário de Carlos George. Matéria "Ameaça de Dengue na Zona Rural de Patu"


Prezado Aluísio Dutra,
Editor de "A Folha Patuense".


Como médico sanitarista, não poderia deixar de alertar as autoridades e a população sobre os riscos reais de dengue na zona rural de Patu, porque minha afirmação está fundamentada na observação direta da realidade e na análise epidemiológica da distribuição da doença no tecido social brasileiro.
Como médico psiquiatra, não seria irresponsável ao ponto de promover o pânico na população, fazendo divulgação sensacionalista sobre riscos infundados de uma epidemia. Pelo contrário, minha intenção foi e é preventivista. Assim procedi, há alguns anos, quando evidenciei a situação endêmica de calazar (leishmaniose), na comunidade Fortuna, próxima a Várzea da Jurema, que inclusive, foi matéria jornalística da Rádio Comunitária Serrana.
À cerca do assunto "Dengue na zona rural", afirmo: a secretaria de saúde de Minas Gerais já rotinizou procedimentos sanitários de enfrentamento à dengue a serem executados na zona rural; 13% dos casos de dengue em Pernambuco, detectados o ano passado, estavam na zona rural; cidades do sul da Bahia, como Eunápolis, já registraram surtos epidêmicos de dengue na zona rural; Piauí e Paraíba, já registraram vários casos de dengue na zona rural; e, no final do ano passado, foram detectados casos de dengue na zona rural de Apodi e Felipe Guerra, no Oeste do Rio Grande do Norte.
Aos que minimizam os riscos da epidemia no campo sertanejo, sugiro que realizem um breve levantamento sobre a temática, por meio dos "botões da informática", antes de emitir opiniões que favorecerão a inércia governamental. Se é que esta não seja suas reais intenções!
Agradeço antecipadamente a divulgação deste comentário.
Saudações epidemiológicas.
Epitácio de Andrade Filho - Médico Psiquiatra e Sanitarista.


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.