domingo, 20 de novembro de 2011 Pôla Pinto

Pôla Pinto destaca resultados de etapa do Mova-Brasil

O vereador e presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf) de Messias Targino Pôla Pinto, que é parceiro do projeto desde sua implantação em Messias Targino em 2005, disse que estava muito feliz, pois dos 197 educandos que foram inscrito no projeto, 93 foram alfabetizados. “Esse total representa 47%. Foi muito bom o resultado desta etapa”, comemorou o sindicalista.Pôla Pinto registrou que o bom trabalho realizado pela coordenadora local do projeto em Messias Targino, Katiuscia Pinto Bezerra, e o compromisso dos monitores foram essencial para que quase 50% dos inscritos fosse alfabetizados. O sindicalista disse que as parcerias do Sintraf e prefeitura municipal no desenvolvimento do projeto recebeu muitos elogios tanto dos monitores como da coordenação estadual do projeto.
Coordenadora local do projeto em Messias Targino, Katiuscia Pinto Bezerra

“O desafio agora é garantir que esses 93 educandos continuem com seus estudos”. “Uma novidade é que muitos dos educandos vão fazer novos documento
s, já que agora estão assinando seu próprio nome”, completou Pôla Pinto.


“O Mova-Brasil tem reduzido o índice de analfabetismo no Oeste”, Pôla Pinto
Pôla Pinto destacou os resultados obtidos com as ações do projeto Mova-Brasil no município e na região do médio oeste.
Segundo ele, o processo de alfabetização conseguiu atingir muitos agricultores, que hoje estão tendo a oportunidade de ler e escrever, graças às ações do projeto. “A região do médio oeste é um exemplo onde muitos educandos já concluíram o processo de alfabetização”.

Pôla Pinto lembrou que a metodologia de alfabetização b
aseada no método de Paulo Freire tem sido eficaz e produzido bons resultados, inclusive diferenciando o Mova- Brasil de outros programas de alfabetização. Outro ponto destacado é o processo de capacitação a que são submetidos os monitores de turmas durante todo o processo. A cada semana é feita uma capacitação com os monitores, em que são planejadas as atividades, e uma vez por mês acontece uma capacitação regional.
Por último o sindicalista disse que muitos educandos que atuam no projeto já participam de atividades nas suas localidades, ajudando no processo de organização social.
A implantação do Mova- Brasil de forma conjunta nos municípios de Paraú, Campo Grande, Janduís, Messias Targino, Patu, Almino Afonso, Itaú e Severiano Melo, na região do Médio Oeste, também foi destacada. Essa situação possibilitou o fortalecimento dos sindicatos e Fóruns da Agricultura Familiar, que são parceiros do projeto, e a atuação desses segmentos passou a ser de forma mais integrada e regional.


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.