quarta-feira, 6 de julho de 2011 Pôla Pinto

OFICIAIS MILITARES APOIARAM LIVRO DE PESQUISADOR DO CANGAÇO

O Escritor e Capitão Médico Epitácio de Andrade Filho, em visita ao Centro Clínico da Polícia Militar em Natal, neste último dia 30 de junho, agradeceu ao Coronel Médico Silvério Monte, chefe do setor de atenção básica da Diretoria de Saúde, o apoio cultural recebido para a viabilização do livro “A Saga dos Limões – Negritude no Enfrentamento ao Cangaço de Jesuíno Brilhante”, que será lançado em Currais Novos, no dia 08 de julho, na Escola Estadual Cap. Mor Galvão; em Messias Targino, no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar; e em Patu, no Campus Avançado João Ismar de Moura, ambos no próximo dia 10 de julho.

foto cedida

Epitácio Andrade com Silvério Monte

Médico Clínico e Intensivista, o Tenente Coronel Silvério Monte foi o coordenador da equipe de assistência médica prestada acerca de 900 cossacos que trabalharam na construção do Açude do Tourão, localizado na zona rural do município de Patu, sendo concluído no ano de 1983, na gestão do Prefeito Epitácio Andrade (in memorian), pai do pesquisador patuense. Silvério Monte participou, em 2003, da Mostra de Etnopsiquiatria “Seca e Saúde Mental”, realizada sob a coordenação do Psiquiatra Sanitarista Epitácio Filho, durante a Feira da Cultura de Patu, para referenciar os vinte anos da conclusão do “Tourão” e resgatar as estratégias de enfrentamento à seca de 1877, época do cangaço de Jesuíno Brilhante.

foto cedida

Inauguração do Açude do Tourão - 1983

Durante a visita ao Centro Clínico, Epitácio Andrade teve oportunidade de reencontrar o Coronel Ângelo Mário de Azevedo Dantas, o maior pesquisador da História da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, que estava desenvolvendo investigações científicas e coleta de dados para um novo livro que está elaborando. Recentemente, o Coronel Ângelo Mário publicou “Cronologia da Polícia Militar do Rio Grande do Norte - 175 anos de história - de 1834 a 2009”, livro que retrata as efemérides da Polícia Militar Potiguar.

Medalha alusiva aos 80 anos do Início da Resistência ao cangaço – 2007

Parceiro cultural de Epitácio de Andrade Filho, com quem produziu o artigo informativo “O Fogo da Caiçara – Início da Resistência a Lampião no Rio Grande do Norte”, Ângelo Mário juntamente com Epitácio foram condecorados pela Prefeitura Municipal de Marcelino Vieira, em 10 de junho de 2007, com a medalha comemorativa dos 80 anos do Fogo da Caiçara, episódio que marcou o início da resistência ao bando de Lampião nas terras potiguares. Neste episódio foi registrada a morte do Soldado José Monteiro de Matos, símbolo da bravura da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, e do cangaceiro Azulão, pertencente a um subgrupo do bando de Lampião que estava sob o comando de Sabino Gomes.

foto cedida

Major Avelino, Coronel Ângelo Mário e Epitácio Andrade

Na ocasião da visita ao Centro Clínico da PM/RN, o Escritor Epitácio Andrade também agradeceu o apoio cultural do Major Francisco Avelino, Vice-presidente do Clube dos Oficiais da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, por ter colaborado decisivamente para a descoberta da Comunidade Pimenteiras, na Serra de Santana do Matos, no Sertão Central do Estado, principal lugar de memória contemporânea do grupo étnico representado pela Família Limão, que resistiu ao recrutamento forçado para a Guerra do Paraguai (1865-70), participou da Insurreição dos Quebra-quilos (1874-75) e enfrentou o cangaço de Jesuíno Brilhante (1871-79).

Em acordo com os oficiais colaboradores d’A Saga dos Limões, o Capitão-Escritor Epitácio Andrade decidiu que o primeiro exemplar do seu primeiro livro será autografado para o Coronel Francisco Araújo, comandante da Polícia Militar do Rio Grande do Norte.

Fonte: Blog Folha Patuense


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.