quinta-feira, 7 de julho de 2011 Pôla Pinto

Homenagem

INTELECTUAIS HOMENAGEARÃO CHICO MOTA EM CAICÓ

No próximo dia 09 de julho, a partir do meio, um conjunto de intelectuais prestarão uma homenagem ao Cancioneiro Chico Mota, recentemente falecido. O evento ocorrerá no Restaurante Brilhante no centro de Caicó, durante o lançamento do livro “A Saga dos Limões – Negritude no Enfrentamento ao Cangaço de Jesuíno Brilhante”, do Médico Psiquiatra Epitácio de Andrade Filho, que contará com a presença do Poeta Kydelmir Dantas, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC) e do Cordelista Gil Hollanda, autor de “Jesuíno, o Cangaceiro Brilhante”.

Foto: Lúcia Souza

Chico Mota com a viola e intelectuais

A Professora Lúcia Souza, autora da dissertação de mestrado “Lugares de Memória: Jesuíno Brilhante e os Testemunhos do Cangaço no Oeste do Rio grande do Norte e Fronteira Paraibana”, defendida e aprovada no final do ano passado, na pós-graduação de Geografia da Universidade Federal da Paraíba, apresentará trechos do conteúdo de seu trabalho, que faz referência aos repentes poéticos de Seu Chico Mota sobre o cangaço de Jesuíno Brilhante, baseados nas informações que ele obteve na convivência com o escritor catoleense Alicio Barreto, de quem era conterrâneo.

Foto: Indalécio Andrade

Professora Lúcia apresentando dissertação

Para o Escritor e Médico Psiquiatra Epitácio Andrade, que está organizando a homenagem, juntamente com o Psicólogo Flávio Azevedo de Medeiros e com a Terapeuta Holística Lilian Holanda, “a memória de Chico Mota é parte constituinte do patrimônio histórico, artístico e cultural brasileiro”. E continua o psiquiatra: “Não haverá música na homenagem, a viola de Seu Chico Mota permanecerá em repouso. Uma obra do artista plástico caicoense Jonas Tito representará o sofrimento psíquico da humanidade”.

Foto: Tiara Ferreira

“Sofrimento Psíquico”, de Jonas Tito

A Associação dos Poetas e Escritores de Cordel (APOESC), com seus simpatizantes e colaboradores, proporcionará um encontro do erudito com o popular e estará presente com uma delegação formada por Gilberto Cardoso dos Santos, Hélio Crizanto, Débora Raquiel, Eromildo Pereira, Aderson Leão, Antônio Silva, João Dorico, dentre outros fomentadores da cultura nordestina. Profissionais da comunicação como Vânia Nóbrega, Robson Pires, Roberto Flávio, Robson Araújo, fotógrafo Saci e outros foram convidados.

Foto: cedida

Reunião da APOESC

O convite especial à família de Seu Chico Mota será feito, pessoalmente pelo Escritor Epitácio Andrade e pelo Psicólogo Flávio Azevedo, em visita ao filho Djalma Mota, da Sociedade dos Trovadores.

Fonte:Blog Folha Patuense


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.