quarta-feira, 6 de julho de 2011 Pôla Pinto

Água contaminada mata dois milhões de pessoas por ano no mundo

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que pelo menos 2 milhões de pessoas morrem por ano no mundo por conta de água contaminada. A principal vítima são crianças com menos de cinco anos. Para a Organização os problemas podem ser evitados com políticas públicas eficientes e com um plano de gestão de água potável de qualidade.

E o problema não está restrito somente a países em desenvolvimento, países desenvolvidos também sofrem do mal. Para evitar o problema, a OMS tem um plano de Planejamento de Água Saudável, que define uma mudança na gestão da água potável em vários países. O objetivo é adotar medidas de segurança para assegurar a qualidade da água usada na alimentação, além de orientar a população.

O estudo também aponta que as autoridades precisam estar atentas quanto ás mudanças climáticas, que provocam alterações de temperatura da água, e às ameaças de escassez do produto. Há, ainda, a preocupação com o controle no uso de substâncias químicas para o armazenamento de água potável. A organização acredita que os países têm a oportunidade de fazer progressos substanciais para a saúde pública por meio da definição e aplicação de normas eficazes e adequadas para assegurar água potáve


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.