Agricultores familiares planejam criação de Bodega Agroecológica

quarta-feira, 30 de novembro de 2016 Pôla Pinto

Agricultores familiares que organizam a Bodega Agroecológica (Foto cedida)
Agricultores familiares que organizam a Bodega Agroecológica (Foto cedida)
Um grupo de 8 famílias de Messias Targino, Município da Região Oeste do Rio Grande do Norte, vem planejando a criação de uma Bodega Agroecológica como espaço permanente de comercialização dos produtos da Agricultura Familiar do Município. O trabalho recebe a assessoria do agrônomo Fabrício Edino, do Núcleo do Seapac na região Oeste. Nesse trabalho, ele se reuniu com as famílias e com entidades em busca de parcerias e apoios. Hoje, 29 de novembro, o grupo se reuniu e tomou as providências no sentido de instalar a Bodega Agroecológica no próximo dia 18 de dezembro.
A ideia da Bodega Agroecológica surgiu com o objetivo de fortalecer a feira de produtos agroecológicos realizada pelo Núcleo Xique-Xique, de Messias Targino, que só funciona aos domingos, e incentivar a adesão de outras famílias. “Esse núcleo criou a Associação dos Produtores Orgânicos do Município de Messias Targino (APONTE) com o objetivo de criar e gerir esse espaço permanente de comercialização dos produtos da agricultura familiar”, informa Fabrício. Segundo ele, esse espaço dialogará com outros espaços, como a Rede Xique-Xique, com a Feira de Apodi, com a feira local e de outros municípios para comercializar também produtos da agricultura familiar que não há no município, como o mel, a castanha e o arroz vermelho.
Agrônomo Fabrício, com os agricultores familiares (Foto cedida)
Agrônomo Fabrício, com os agricultores familiares (Foto cedida)
A iniciativa já conta com parcerias e apoios de entidades que ajudarão a viabilizar a instalação da Bodega Agroecológica. A Associação Santa Teresinha, com apoio da Visão Mundial, cedeu um congelador, uma suqueira e duas estantes; o Centro Juazeiro cedeu uma suqueira e uma geladeira; A rede Xique-Xique doou materiais e uma verba de R$ 2.100,00 para viabilizar a montagem da Bodega e a prefeitura de Messias Targino cedeu o Espaço. “É o lugar onde funcionava um açougue municipal e que estava desativado e abandonado. A prefeitura vai limpar o espaço e entregar pronto para a instalação da Bodega”, disse o Agrônomo do Seapac.
Segundo um levantamento feito com o grupo de agricultores familiares que organiza o a Bodega Agroecológica, no lançamento já será possível disponibilizar diversos produtos. “São poupas de frutas diversas, entre 5 e 6 variedades; bolos, doces, hortaliças, como coentro, alface, cebolinha, pimentão, cenoura, beterraba, pimenta de cheiro, babata doce e legumes como feijão verde e seco, além de carnes suína e ovina, galinha caipira, frango, ovos… Enfim, uma boa diversidade de produtos”, comentou Fabrício.


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.