Imprensa internacional começa a perceber risco de golpe no Brasil e alerta para retrocesso

quarta-feira, 23 de março de 2016 Pôla Pinto

jornalalemao
No Brasil, a grande imprensa está empenhada em propagandear o golpe contra a presidenta Dilma Rousseff. A mídia estrangeira, na contramão, vê a possibilidade de derrubada de um governo democraticamente eleito como um retrocesso e uma ameaça à democracia no maior país da América Latina.  A maior revista alemã, Der Spiegel, publicou artigo sobre a situação política no Brasil denunciando um “golpe frio” contra o governo.
O golpe, na análise dos alemães, pode destruir todos os progressos conquistados nos últimos 30 anos. Articulado em ação conjunta por parte da oposição, a Justiça age juntamente com a maior empresa de comunicação, a Rede Globo, “para estimular uma verdadeira caça às bruxas que tem como alvo o ex-presidente Lula”, analisa o artigo, que não se furta a chamar Sérgio Moro de ambicioso e que tem o “evidente objetivo central de colocar o ex-presidente Lula atrás das grades”.
O artigo, assinado por Jens Glüsing, correspondente da revista no Rio de Janeiro foi publicado na última sexta-feira (19) e traduzido por Pedro Muñoz, doutor em História e reproduzido nesta segunda-feira (21) pelo portal Brasil 247.
Há artigos com o mesmo tom na mídia europeia. O site Público ,de Portugal, publicou, no domingo (20), a justiça partidária e o limiar do golpe no Brasil. A jornalista Sylvia Debossan Moretzsohn diz que Sérgio Moro "avançou todos os limites". Segundo a articulista, o País vive sua mais grave crise  política desde a redemocratização.
O  espanhol El País publicou O Brasil perante o abismo, assinado pelo professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Ignacio Cano, mostrando que o País, "depois de anos de crescimento e inclusão social", agora está sob sério risco não só de retrocesso, mas de degradação institucional. " No processo de polarização crescente que o país vive, a política fica cada vez mais judicializada e a Justiça se politiza, de forma que os limites entre as duas esferas estão cada vez mais tênues", diz o artigo.
Veja a íntegra do artigo (em alemão)
Versão Traduzida
das agências


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.