Livro ‘Fui ao Croatá…- Uma Geolovehistory’ será lançada no Dia da Poesia em Natal

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016 Pôla Pinto


Epitácio Andrade lança no próximo dia 14 de março, Dia Nacional da Poesia, o livro ‘Fui ao Croatá… – Uma Geolovehistory’. Será a partir das 10h no salão nobre da Assembleia Legislativa, em Natal.
O romance Fui ao Croatá…-Uma Geolovehistory é uma catarse pós-psicodélica delirante, não-esquizofrênica. Assim consta na contracapa do livro. O ensaísta de A Saga dos Limões-Negritude no Enfrentamento ao Cangaço de Jesuíno Brilhante (2011) volta a resgatar seus primeiros protagonistas.
Desta vez, ele próprio se insere na trama amorosa do casal Carolina e Pedrinho, num percurso romanesco em épocas transtemporais e espaços desterritorializados que promove no leitor a necessidade de um exercício intelectual que se faz necessário sempre uma tomada de posição quanto ao perfil psicológico dos personagens e à orientação temporal ao longo do caminho realístico-fantástico, dentro da dicotomia ou simbiose ficção/realidade.
Antes dessa idealização romanesca, a pequena comunidade rural Croatá foi o nascedouro de Almino Afonso – ¨O Tribuno da Abolição dos Escravos no Brasil¨. Propositalmente, a trama tem várias passagens por elementos culturais relacionados à negritude, porém o cenário temático dominante envolve as questões da juventude.
O contracultural sexo-drogas-rockin’roll recebeu um toque de nordestinidade, ao rock foram adicionadas cantigas populares e batidas de atabaques dos terreiros de umbanda no repertório real-fantástico.
Ratificando a opção preferencial pelos menos favorecidos observada no decorrer da história, o romance conclui defendendo o título de capital cultural europeia para Sófia/Bulgária. Não -xenofóbica, a trama vivencia intensamente a mestiçagem étnica e o pluralismo cultural, sem medo de se misturar.
Pelo direito ao delírio!

Fonte: Substantivo Plural. Sérgio Vilar.


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.