Perfuração de Poços: Estado ultrapassa média anual dos quatro últimos anos em apenas sete meses

quinta-feira, 10 de setembro de 2015 Pôla Pinto

O governo do estado, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do RN (SEMARH/RN), alcançou a marca de 300 poços perfurados, somente nos primeiros sete meses de gestão. Isso significa mais que a média anual de poços perfurados pela SEMARH, nos quatro últimos anos, que foi de 223.
De acordo com o titular da SEMARH, Mairton França, as intervenções estão sendo feitas principalmente nos municípios mais atingidos pela estiagem, como forma de incrementar o abastecimento de água.

A equipe de geólogos da SEMARH já realizou a locação de 420 poços, sendo 250 no Alto Oeste e 170 no Seridó.
Dos 300 poços perfurados, já foram realizados os testes de vazão em 250.
De acordo com Mairton França, a SEMARH agora conta com oito perfuratrizes em funcionamento e cada uma delas cava dois poços por dia.
Ele declarou que a expectativa é que até dezembro o governo consiga perfurar 500 poços no interior do estado.
A ordem dos municípios e as localidades a serem beneficiadas são critérios estabelecidos dentro do Gabinete de Gestão Integrada de Recursos Hídricos (GGRH), instituído pelo governador Robinson Faria (PSD).
A SEMARH está concentrando as ações na região do Alto Oeste e no Seridó, priorizando os municípios que estão em colapso de abastecimento ou em sistema de rodízio.
Uma equipe técnica da SEMARH se encontra em Acari para verificar a situação da população, diante do colapso do Açude Gargalheiras, e para informar ao prefeito Isaías Cabral, que as máquinas perfuratrizes já estão a caminho da cidade para iniciar as perfurações de poços, que ajudarão no abastecimento de água do município.
Segundo ele, serão perfurados, de forma emergencial, 14 poços, sendo 10 na zona urbana e quatro na zona rural.
Durante esta semana, as máquinas também estarão em operação nos municípios de Marcelino Vieira, Carnaúba dos Dantas, Pau dos Ferros, Assú, Severiano Melo e na localidade de Ponta do Mel.
Além das perfurações, o governo do estado também está investindo nas instalações de poços tubulares, no intuito de ampliar e facilitar o acesso à água.

No início de julho, o secretário Mairton França assinou uma ordem de serviço para instalação de 71 poços, que deverão ser concluídos até o final da edição do decreto de emergência, e outra para recuperação de 70 poços em comunidades rurais e zona urbana de municípios decretados em situação de emergência pela seca.

Blog: Pauta Aberta


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.