Vice-prefeito e Vereadores de Messias Targino participaram de encontro do PPA

quarta-feira, 10 de junho de 2015 Pôla Pinto


O vice-prefeito  de Messias Targino e presidente  do  Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf) Pôla Pinto  e os vereadores  Neto de Baé (PT) e Zé de  Zinho , Presidente da Câmara participaram  do encontro do PPA Participativo  que  aconteceu  no município de Apodi na terça-feira (9), e  mobilizou  representantes da sociedade civil e gestores  publico da região em favor do desenvolvimento do Sertão do Apodi, território que compreende 17 municípios.

Durante o encontro mais de 40 propostas foram apresentadas pelo público nas áreas econômica, sociocultural, político-institucional e ambiental. É a primeira vez na história que o Governo do Estado convoca a sociedade para debater o Plano Plurianual, ferramenta que reúne as metas e compromissos da gestão estadual para os próximos quatro anos. O PPA Participativo 2016-2019 é uma iniciativa do Governo do Estado através da Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças (SEPLAN) e conta com o apoio do programa RN Sustentável via Banco Mundial.

Após a abertura feita pelo prefeito de Apodi Flaviano Monteiro e pelo secretário de Estado de Esporte e Lazer George Câmara, que representou o governador Robinson Faria, o coordenador de Planejamento da SEPLAN, Américo Maia, explicou a metodologia do PPA Participativo e apresentou um breve diagnóstico do território do Sertão do Apodi.

Após as considerações iniciais, a equipe da Seplan deu início à parte mais importante do PPA Participativo: o debate com os moradores da região. O público foi dividido em quatro grupos (econômico, político-institucional, sociocultural e ambiental) e cada cidadão se encaminhou para a área que mais lhe interessava. Após dialogar entre si, os componentes dos grupos definiram as propostas e prioridades de cada área.

O coordenador de planejamento da Seplan Américo Maia ressaltou o sucesso da segunda reunião do PPA Participativo em Apodi (a primeira ocorreu dia 2 de junho, em Canguaretama) e reforçou que o Plano Plurianual deve representar os desejos dos cidadãos. “A sociedade precisa se sentir representada nas propostas que forem incluídas no PPA. Infelizmente não caberão todas as sugestões que saírem dos grupos, mas as que forem contempladas deverão representar o desejo e as prioridades da população para cada território”, afirmou.



Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.