Agricultores Familiares de Antônio Martins conheceram experiência Agroecológica em Messias Targino.

domingo, 14 de junho de 2015 Pôla Pinto

Um grupo de dez  Agricultores Familiares das comunidades rurais, Pintadas, Timbaúba  e outras comunidades do município  de Antônio Martins, estiveram no sábado (13),  no município de Messias Targino, visitando a comunidade rural Junco de Cima, onde  conheceram  a experiência  agroecológica familiar da agricultora  Maria Jose, que há mais de 13 anos trabalha com produção e comercialização de hortaliças.

A visita  foi organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf)  e a Fundação Francisca Cavalcante de Sá, que há mais de 10 anos tem atuação  no município de Antônio Martins. “Foi muito importante  conhecermos esse espaço de produção, que mesmo diante de varias diversidades, como os períodos de seca  estão produzindo e comercializando”, observou o presidente  do SINTRAF,  Ciliro Paulo da Silva.

A presidente de honra da Fundação Francisca Cavalcante de Sá, Alexandra Moreira, disse que ficou encanta  com o sistema de produção do grupo  familiar, pela diversidade  de hortaliças plantadas e  a grande quantidade  de criação de galinhas caipiras, perus, guinés e outras aves.
Alexandra,  defendeu  que  a partir de um trabalho  conjunto envolvendo todos os segmentos organizados de Antônio Martins, principalmente através da iniciativa do SINTRAF, será  possível  ser iniciado  uma experiência  de produção de hortaliças para o consumo das famílias e também para serem comercializadas. “Vamos iniciar  essa discussão com os agricultores familiares que participaram  do intercambio” defendeu  ela.

Por última, a presidente de honra da Fundação Francisca Cavalcante de Sá, Alexandra Moreira, disse  que a fundação tem todas as condições de fortalecer essa parceria  com o SINTRAF, visando o fortalecimento da Agricultura familiar local.


O presidente do Instituto Pacto de Desenvolvimento Social, que tem um trabalho pioneiro na área de habitação rural  em Antônio Martins,  Gualberto Cesar,  também participou do intercambio e Teté Moreira presidente da Associação Comunitária de Desenvolvimento Social, Cultural e Artístico de Antônio Martins acompanharam o grupo de agricultores.



O presidente do Sintraf de Messias Targino e Coordenador Estadual de Formação Sindical e Profissional da FETRAF/RN, Pôla Pinto também  participou  da visita.



Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.