Agricultores familiares se reúnem com Dilma na quinta (14)

quarta-feira, 13 de maio de 2015 Pôla Pinto



Os agricultores representados pela Fetraf (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar) têm audiência marcada com a presidenta Dilma Rousseff para esta quinta-feira (14), às 15h, quando apresentarão a pauta de reivindicações deste ano.


O encontro abre a jornada de lutas dos camponeses, que terá desdobramento na próxima semana, quando mais de dois mil trabalhadores voltarão a Brasília, entre os dias 18 e 21, para cobrar celeridade na resposta às cobranças.

Com mais de 800 sindicatos filiados e presente em 18 estados, a Fetraf realiza uma campanha salarial nacional, que depois se desdobra em lutas locais, explica o coordenador geral da federação, Marcos Rochinski.

Segundo o dirigente, as prioridades no debate deste ano com o governo federal são a questão fundiária, os recursos naturais e a reformulação nos programas de incentivo aos agricultores familiares.

Rochinski aponta que, além da carência das cerca de 120 mil famílias acampadas no país à espera da regulação dos terrenos, há também as que sofrem com a falta de estrutura em suas áreas.

“Vamos cobrar um conjunto de propostas para reestruturação de assentamentos, com adoção de políticas de crédito, assistência técnica e readequação do teto fundiário para ao menos R$ 15 mil por família”, explicou.

O coordenador da Fetraf afirma que a federação quer debater um modelo de incentivo aos agricultores que atuam pela manutenção dos mananciais. A lógica é que as famílias abrem mão de produzir em determinada área para preservar e precisam ter uma compensação para que consigam sobreviver.

“Não necessariamente precisa ser uma “bolsa verde”, mas estabelecer, por meio de algum fundo, políticas de incentivo como subsídio de crédito, ampliação do acesso à assistência técnica, compras institucionais de produtos da agricultura familiar. Nada mais justo para quem ajuda a preservar os lençóis freáticos ter algum tipo de incentivo a esse modelo de produção”, defende.

Para Rochinski, a agricultura familiar foi um dos setores que mais avançou em políticas públicas, como programas de acesso ao crédito, mas enfrenta um momento em que é preciso repensar o modelo de atuação.

“Algumas políticas agrícolas, como a de crédito, bateu no teto. Consolidamos, mas ficaram restritas a um determinado público, como é o caso do Pronaf, que atende o agricultor mais consolidado e deixa de fora o mais pobre. Precisamos fazer a leitura da diversidade no país. Não dá para incluir mulheres e a juventude do campo, se a política aplicada no Sul for a mesma do Norte”, define. 


FONTE: CUT


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.