Secretário Francisco das Chagas tem reunião com representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário

quarta-feira, 8 de abril de 2015 Pôla Pinto


O titular da Educação do RN, Francisco das Chagas Fernandes, esteve reunido com representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Estado para tratar da Educação Profissional e do Programa Nacional de Alimentação Escolar. A reunião aconteceu na manhã da segunda-feira (6) no gabinete da Secretaria da Educação, no Centro Administrativo do Governo do Estado, em Natal, com participação também do Comitê Gestor de Educação no Campo da SEEC.

Presentes representando o Ministério do Desenvolvimento Agrário no Estado, Dário Andrade (Delegado Federal), Socorro Oliveira (Assistente) e Julia Aires (Consultora do Departamento de Assistencia Técnica e Extensão Rural), e representando o Comitê Gestor de Educação no Campo da SEEC (Cogec), Glauciane Andrade.
Na pauta a qualificação profissional do cidadão do campo através do Pronatec, o processo de chamada unificada do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e a solicitação da presença de representantes das Direcs nos colegiados territoriais do campo.
Para a educação profissional do cidadão do campo, a Secretaria de Educação do RN articula a oferta de cursos por meio do Pronatec através de parceria com as escolas técnicas federais nos centros profissionais tecnológicos de Extremoz e Ceará Mirim.
Com relação ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), agora em 2015 aconteceu pela primeira vez foi realizada a chamada unificada. O que garante que 30% da alimentação ofertada aos alunos de toda a educação básica matriculados em escolas públicas sejam oriundas da agricultura familiar local. Isso contribui para o o desenvolvimento das comunidades, enseja a formação de hábitos alimentares saudáveis ajudando na aprendizagem e no rendimento escolar dos estudantes.
Os representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário solicitaram a participação de representantes das Direcs (Diretorias Regionais da Educação e da Cultura) nos colegiados territoriais. Essa solicitação visa a construção de parcerias e apoio aos projetos discutidos nos colegiados.
"A parceria entre a Educação Profissional, o Comitê Gestor de Educação no Campo e o Ministério de Desenvolvimento Agrário beneficiará o trabalhador tanto em sua qualificação profissional quanto na participação da agricultura familiar no município", afirmou o secretário Francisco das Chagas.
Também estiveram presentes: Watsana Kleiba (nutricionista responsável pelo Pnae da SEEC), Neide Rocha (subcoordenadora de Assistência ao Educando da SEEC) e João Inácio (coordenador geral do Pronatec da Escola Agrícola de Jundiaí).


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.