Representantes do Sintraf de Messias Targino vão participar da XI Jornada Estadual de Luta da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte.

terça-feira, 10 de março de 2015 Pôla Pinto



Nesta quarta-feira (11), representantes da direção  do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf) de Messias Targino e agricultores  familiares do município,  vão participar em Natal, da  XI Jornada Estadual de Luta da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte, organizada  pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar – Fetraf-RN.

Segundo  o presidente do Sintraf  e Coordenador Estadual de Formação Sindical e Profissional da  FETRAF/RN, Pôla Pinto, o objetivo é  reunir  mais de dois mil trabalhadores rurais, de todas as regiões do estado durante  a  XI Jornada.

Uma grande  caravana da região do Médio e Alto Oeste vão participar  com representantes dos Sintraf  e agricultores familiares dos municípios, de Doutor Severiano, Pau dos Ferros, São Miguel, Encanto, Francisco Dantas, Marcelino Vieira,  Martins, Portalegre, Antonio Martins, Lucrécia, Rafael Godeiro, Messias Targino, Janduis e Campo Grande.

A  Central de Abastecimento da Agricultura Familiar, localizado na esquina entre as avenidas Jaguarari e Mor Gouveia,  foi o local  escolhido para a concentração do movimento, que acontece às 9h. No mesmo local será realizado um protesto contra o fato de a Central, inaugurada há cinco anos, nunca ter funcionado para que os agricultores pudessem comercializar seus produtos.

Pôla Pinto, informou  que após o ato, às 9h30, os trabalhadores seguem em caminhada até a Governadoria, onde às 10h30, têm audiência solicitada com o governador Robinson Faria. “A FETRAF/RN, já  encaminhou a pauta de reinvindicações,  ao governador, aonde  estão  sendo  reivindicados  instalação e recuperação imediata de 550 poços tubulares já perfurados e a perfuração e instalação de novos 300 poços em vários municípios”, esclareceu o dirigente. “A construção de novos açudes e barreiros de pequeno e médio porte, além de limpeza e reforma dos já existentes, em parceria com as prefeituras também faz parte de nossas reivindicações”, completou  ele.

A implantação de outros recursos para facilitar a convivência do agricultor com o semiárido, como a construção de barreiros de trincheiras lonadas, barragens subterrâneas, cisternas calçadão, mini adutoras, entre outros, são itens  da pauta.

A programação da Jornada se estende ao longo da tarde. A partir das 14h, os agricultores se concentram em frente ao INSS, da Rua Apodi, no Centro da Cidade e, em seguida, seguem em caminhada até a sede da Caixa Econômica Federal, na Rua João Pessoa, onde pretendem fazer um protesto contra a demora no andamento dos processos do Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR.


O coordenador geral  da Fetraf João Cabral, esclareceu  que  pelo menos 18 projetos já tiveram recursos liberados em Brasília, mas não tiveram continuidade em nível local.  “Os agricultores estão solicitando ao Governo do Estado recursos na ordem de R$ 5 milhões como contrapartida para a construção de mil casas populares em áreas rurais, sendo R$ 5 mil por unidade habitacional”, disse o dirigente.


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.